Projeto leva educação financeira às escolas municipais de Ipatinga

Durante os sete meses de duração do projeto serão feitas palestras relacionadas ao tema “Educação Financeira Cooperativa e Empreendedora”

Por Plox

22/10/2019 20h40 - Atualizado há mais de 4 anos

Com o objetivo de levar aos estudantes da rede de ensino municipal informações sobre o bom manuseio do dinheiro, gestão de recursos, consumo consciente e a economia de um modo geral, a Secretaria de Educação de Ipatinga lançou nesta terça-feira (22), nas instalações do Centro Educacional Pedagógico e de Aperfeiçoamento Integral Giancarlo Vella (Cepai), no bairro Forquilha, o projeto “Educação Financeira Cooperativa e Empreendedora nas Escolas Municipais”. A iniciativa é viabilizada em parceria com a Cooperativa de Crédito de Servidores Públicos (Sicoob/Cosmipa).
 
Pioneiro na cidade, a previsão é de que o projeto seja iniciado em março de 2020. A meta é contemplar um universo de aproximadamente 10 mil alunos da rede municipal. O foco é os alunos do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 6 a 10 anos. 

Educação-financeiraFoto: divulgação
 
Durante os sete meses de duração do projeto, a Cosmipa fará uma série de palestras relacionadas ao tema “Educação Financeira Cooperativa e Empreendedora”. Os alunos serão agrupados de acordo com o ano que estão cursando, visando a otimização do tempo e melhor aprendizado. 

Educação-financeira-2Foto: divulgação

 
Solenidade
Participaram do evento desta terça-feira o prefeito Nardyello Rocha, ao lado da secretária municipal de Educação, Eva Sônia Rodrigues, e da presidente do Conselho de Administração do Sicoob/Cosmipa, Zélia Maria Alves Rabelo. Também estiveram presentes representantes das equipes diretivas das 45 escolas municipais e parte dos alunos que estudam no sistema de educação em tempo integral. 
 
Em seu pronunciamento, a representante da Cosmipa, Zélia Maria, detalhou como funcionará o projeto nas escolas e o ganho que trará para o futuro dos alunos. “Agradecemos a confiança do Executivo em permitir a implantação deste programa nas escolas. O projeto visa disseminar a cultura empreendedora e cooperativista entre as crianças e adolescentes, a fim de introduzir este conteúdo na formação dos alunos e prepará-los para a vida pessoal, adulta e profissional”, destacou a presidente do Conselho da instituição. 
 
O prefeito Nardyello Rocha enfatizou que a Educação é o carro-chefe da atual administração, lembrando que desde que assumiu o Governo não tem medido esforços para tornar as escolas municipais uma referência nacional. Sobre a implantação do novo projeto, ele afirmou que a iniciativa “vem se somar a diversas atividades transformadoras que já estão sendo oferecidas pelo município no ambiente escolar”.
 
“Por onde ando, sempre falo que todos os recursos que são destinados à educação não são gastos e sim investimentos. E esse governo não tem medido esforços para colocar a cidade de Ipatinga em uma posição de destaque nesta área, a nível nacional. Hoje, é com muita alegria que participo do lançamento deste projeto que vai transmitir às nossas crianças noções importantes de educação financeira. Essa é mais uma iniciativa que visa proporcionar um futuro melhor aos cidadãos, tendo a educação como base”, enfatizou o chefe do Executivo. 
 
A secretária da pasta, Eva Sônia Rodrigues, lembrou que a educação ambiental e o empreendedorismo social já são atividades extras propostas para a carga horária anual dos alunos da escola em tempo integral. 
 
“Acredito que os alunos terão facilidade de aprendizagem com esse projeto desenvolvido pelo Sicoob/Cosmipa, uma vez que eles já tiveram um primeiro contato com o tema por meio das atividades propostas pela Secretaria de Educação no tempo integral. Esse programa veio para integrar ainda mais o assunto no dia-a-dia dos nossos alunos”, disse a responsável pela pasta da Educação.

Destaques