Polícia

Polícia Federal combate abuso sexual infantil em operação em Valadares

Ação da PF cumpre mandados contra armazenamento e compartilhamento de material ilegal e alerta para riscos do uso compartilhado da internet

22/10/2025 às 09:30 por Redação Plox

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22), a Operação “Joio na Rede IV” com o objetivo de reforçar o combate ao abuso sexual infantojuvenil, principalmente em crimes cometidos por meio da internet.

A ação concentrou-se em investigações relacionadas a delitos contra crianças e adolescentes.

A ação concentrou-se em investigações relacionadas a delitos contra crianças e adolescentes.

Foto: Reprodução / Freepik.


Mandados cumpridos e suspeita de material ilícito

Durante a ação, foram executados três mandados de busca e apreensão em Governador Valadares, Minas Gerais. As investigações determinaram que um dos envolvidos armazenava imagens e vídeos relacionados a abuso sexual de crianças e adolescentes.

Risco em compartilhamento de internet

O inquérito apontou ainda que algumas residências da região utilizavam a mesma conexão de internet. Situações como essa colocam todos os usuários sob risco de fiscalização, podendo haver exceção à inviolabilidade do domicílio quando há suspeita de crimes.

Consequências civis, criminais e contratuais

A Polícia Federal ressalta que o uso compartilhado e indevido de redes de internet pode trazer consequências civis, criminais e contratuais para todos os envolvidos.

Importância da participação da sociedade

A instituição reforça que a colaboração popular – por meio de denúncias – é essencial para prevenir e reprimir qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes.

Alerta aos pais e responsáveis

A recomendação da Polícia Federal é para que pais e responsáveis acompanhem, orientem e mantenham o diálogo com os filhos sobre segurança tanto no ambiente virtual quanto no mundo real. Medidas como conversar abertamente sobre os perigos online, explicar o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos, bem como observar mudanças comportamentais suspeitas, são consideradas essenciais para identificar situações de risco.

Foco na prevenção

A prevenção é apontada pelos investigadores como a forma mais eficaz de assegurar proteção e bem-estar de crianças e adolescentes. Atenção, orientação e denúncia podem ser decisivos para salvar vidas.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a