Operação policial combate fraude em licitações e desvio de recursos públicos em Almenara

PF e CGU investiga esquema de corrupção envolvendo recursos do SUS e do FNAS

Por Plox

22/11/2023 08h54 - Atualizado há mais de 1 ano

Nesta quarta-feira (22) a Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou uma operação policial no município de Almenara, Minas Gerais. O objetivo da operação é desarticular grupos criminosos envolvidos em fraudes de licitações, relacionadas à gestão de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).

Foto: Divulgação/Comando geral

No total, estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, autorizados pela Justiça Federal de Teófilo Otoni/MG. As investigações concentram-se em contratações irregulares realizadas em 2020, que apontam para um possível esquema de conluio entre empresários e servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Almenara, visando manipular licitações para favorecer uma empresa específica.

Foto: Divulgação/Comando Geral

As irregularidades detectadas incluem a apresentação de documentação fora do prazo, montagem de orçamentos e propostas, repetição de erros em documentos de empresas distintas, indícios de execução incompleta de contratos, simulação de cotação de preços, entre outros.

Os envolvidos no esquema poderão responder por diversos crimes, incluindo dispensa ilegal de licitação, fraude em licitação para frustrar o caráter competitivo do certame, lavagem de dinheiro e formação de associação criminosa. A investigação prossegue com a análise do material apreendido na operação.

Uma coletiva de imprensa está agendada para as 10h na Delegacia da Polícia Federal em Governador Valadares, para fornecer mais detalhes sobre a operação e seus desdobramentos.

Destaques