Operação policial investiga fraude em licitação na saúde em Almenara

Polícia Federal e CGU realizam mandados de busca e apreensão para apurar irregularidades em licitações e gestão de recursos públicos

Por Plox

22/11/2023 10h19 - Atualizado há mais de 1 ano

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou uma operação na cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, para investigar suspeitas de fraude em licitações e irregularidades na gestão de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). A operação visa esclarecer os eventos ocorridos no ano de 2020, que envolvem possíveis acordos ilícitos entre empresários e servidores da Secretaria Municipal da Saúde de Almenara.

Polícia Federal cumpre 15 mandados de de busca e apreensão na cidade de Almenara por possível fraude em licitaçõescrédito: PF/Divulgação

Detalhes da Operação e Investigações

Durante as investigações, foram identificados indícios de irregularidades em procedimentos licitatórios, incluindo a apresentação de documentação fora do prazo, montagem de orçamentos e propostas, repetição de falhas ortográficas em documentos de diferentes empresas, execução incompleta de contratos, e simulação de cotação de preços. Estes elementos sugerem a existência de práticas ilegais e manipulação nos processos de licitação e contratação.

Ações Legais e Consequências

Como parte da operação, 15 mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal de Teófilo Otoni e cumpridos por policiais federais e servidores da CGU. A análise do material apreendido continuará, visando aprofundar as investigações. Os envolvidos nas irregularidades podem responder por uma série de crimes, incluindo dispensa ilegal de licitação, fraude em licitação para frustrar a competitividade, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Destaques