Professor morre após desabamento de marquise em Minas Gerais
Thiago Ramon, professor de música e produtor, foi vítima do colapso de uma estrutura no Centro da cidade. Autoridades investigam responsabilidades.
Por Plox
22/11/2024 11h15 - Atualizado há 14 dias
Na tarde de quarta-feira (20), Thiago Ramon de Freitas Ferreira, professor de música e produtor, perdeu a vida após o desabamento de uma marquise na Rua Floriano Peixoto, no Centro de Juiz de Fora. A ocorrência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, Samu, Defesa Civil, Guarda Municipal e as Polícias Civil e Militar. Após o incidente, a Defesa Civil interditou o imóvel para garantir a segurança no local.
O legado de Thiago Ramon
Licenciado em música pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Thiago era professor de guitarra e prática de conjunto no Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano. A instituição, localizada a cerca de 100 metros do local do acidente, lamentou a perda do docente. Em nota divulgada nas redes sociais, destacaram que ele era uma pessoa admirável. As aulas foram suspensas temporariamente e retornarão na noite desta sexta-feira (22).
Situação do imóvel e responsabilidades
A Prefeitura de Juiz de Fora informou que os proprietários do imóvel têm a obrigação de realizar a manutenção da estrutura e apresentar laudos de estabilidade, algo que, segundo a administração municipal, nunca foi providenciado. A falta de manutenção adequada levantou questionamentos sobre negligência.
O estabelecimento Beira Mar Artigos Religiosos, que funciona no prédio, publicou um comunicado nas redes sociais. A loja esclareceu que é locatária do espaço e já havia alertado a proprietária diversas vezes sobre o estado precário da estrutura. No texto, a empresa afirmou:
“Esclarecemos que o imóvel onde a loja está localizada é alugado e não somos os proprietários do prédio. Desde que identificamos o estado precário da estrutura, notificamos a proprietária diversas vezes sobre a necessidade urgente de reparos. No entanto, as providências não foram tomadas, resultando nesse lamentável acontecimento. Reafirmamos nosso compromisso de colaborar plenamente com as autoridades competentes para que os fatos sejam esclarecidos e as medidas cabíveis sejam tomadas.”
Velório e despedida
O velório de Thiago Ramon será realizado na capela 1 do cemitério da cidade, em um momento de despedida para familiares, amigos, alunos e colegas de trabalho.