Temporal provoca alagamentos, deslizamentos e deixa desalojados em MG
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostrou a força da água invadindo um supermercado
Por Plox
22/11/2024 05h40 - Atualizado há cerca de 1 mês
Na tarde dessa quinta-feira (21), um forte temporal afetou Ouro Branco, na Região Central de Minas Gerais. A precipitação intensa, com acumulado de 50 milímetros em apenas uma hora, resultou no alagamento de ruas, comércios e residências, além de deixar duas pessoas desalojadas.
Estragos no comércio e vias públicas
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostrou a força da água invadindo um supermercado. Nas imagens, parte de uma parede desabou, e produtos ficaram espalhados pelo chão, cobertos de lama.
A Prefeitura de Ouro Branco informou, em nota oficial publicada às 18h, que não há registro de vítimas ou feridos até o momento. Os principais danos incluem bloqueios em trechos de vias urbanas, buracos nas ruas, deslizamentos de terra, quedas de pedras e árvores.
Entre os pontos mais afetados está a Rua Antônio José Vieira, no Centro, que foi interditada às 13h40 devido a um deslizamento de terra. Equipes trabalham na retirada de pedras para liberar a via. Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuva chegou a 200mm, superando a média histórica de novembro, que é de aproximadamente 100mm.
Defesa Civil mobilizada
Thiago Campos, coordenador da Defesa Civil de Ouro Branco, afirmou que as equipes estão atuando em todas as ocorrências registradas. “Estamos trabalhando na medida do possível, da melhor maneira possível. Contamos com a compreensão de todos”, declarou pelas redes sociais.
Alerta de tempestades no estado
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas válido até as 10h desta sexta-feira (22). São esperados volumes de até 60mm por hora e ventos de 100 km/h em diversas regiões de Minas Gerais, incluindo Central, Sul, Sudoeste, Noroeste, Norte, Oeste, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Triângulo, Vale do Mucuri, Campo das Vertentes e Grande BH.
O Inmet também alertou para possíveis riscos como quedas de energia, deslizamentos de terra, alagamentos e descargas elétricas.
Prevenção e atendimento
A Defesa Civil Estadual orienta a população a evitar áreas com histórico de alagamentos e enxurradas, buscar abrigo seguro em caso de raios e prestar atenção a sinais de deslizamentos, como rachaduras no solo e inclinação de postes ou árvores.
Em caso de emergências, os moradores podem acionar os seguintes serviços: Polícia Militar (190), Bombeiros (193) e Defesa Civil (199).
Cadastro para receber alertas
Moradores de Belo Horizonte e outras regiões do estado podem se cadastrar para receber alertas meteorológicos diretamente no celular. Para isso, basta enviar o CEP da residência para o número 40199 via SMS. O serviço é gratuito.