Esportes

Lanús vence Atlético-MG nos pênaltis e conquista a Copa Sul-Americana 2025

Argentinos faturam segundo título da Sul-Americana ao bater o Galo por 5 a 4 nas penalidades, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, em Assunção

23/11/2025 às 02:36 por Redação Plox

O Lanús é campeão da Copa Sul-Americana 2025. Após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, a equipe argentina superou o Atlético-MG nos pênaltis por 5 a 4. A decisão foi disputada no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.

(sem assunto)

Creditos: Clube Atletico Mineiro

Este é o segundo título continental do clube grená, que já havia levantado a taça em 2013. Curiosamente, é também a segunda vez que o Lanús derrota um brasileiro na final da competição — a Ponte Preta foi a vítima na primeira conquista. Com o troféu, a equipe argentina garante vaga na Libertadores de 2026 e na Recopa Sul-Americana.

Equilíbrio e poucas chances na etapa inicial

Em um primeiro tempo de poucas oportunidades, Bernard acertou a trave em cobrança de falta no lance mais perigoso da etapa. Lanús e Atlético-MG se defenderam bem, e a maior parte das finalizações na direção do gol aconteceu em chutes de fora da área.

Segundo tempo morno e baixas no Atlético

A segunda etapa foi menos intensa que a primeira e o placar seguiu zerado, sem grandes sustos para os goleiros. Nos minutos finais, o Atlético-MG perdeu dois jogadores por lesão: Alan Franco e Guilherme Arana deixaram o campo, aumentando a preocupação para a sequência da temporada.

Atlético pressiona na prorrogação

Na prorrogação, o Atlético foi mais perigoso e Biel desperdiçou duas grandes chances. Em ambas as oportunidades, o atacante parou em boas defesas do goleiro Losada, que já dava sinais de que seria decisivo na disputa por pênaltis.

Hulk para em Losada e Lanús decide nos pênaltis

Everson defendeu a primeira cobrança argentina, mas Hulk perdeu o pênalti que abriu a série do Atlético, parando em Losada — a primeira de três defesas do goleiro. Em seguida, Biel também teve sua cobrança defendida pelo arqueiro do Lanús.

Lautaro Acosta, ídolo do clube argentino, teve a chance de garantir o título ainda na série inicial, mas mandou por cima do gol. Nas cobranças alternadas, após uma batida convertida por cada lado, o zagueiro Vitor Hugo viu o goleiro grená defender mais uma vez. O Lanús fechou a disputa em 5 a 4.

Com a atuação decisiva de Losada, o Lanús transformou o equilíbrio em campo em vantagem na marca da cal e confirmou o título da Copa Sul-Americana.

Terceiro encontro em finais continentais

Esta não foi a primeira vez que as equipes se encontraram em uma final continental — foi a terceira. Em 1997, o Atlético-MG venceu o Lanús e ficou com o título da extinta Copa Conmebol. Já em 2014, pela Recopa Sul-Americana, o time mineiro voltou a levar a melhor.

Calendário cheio para os finalistas

A temporada ainda não acabou para o Atlético-MG, que tem mais quatro partidas pelo Brasileirão. A primeira delas será na próxima terça-feira (25), contra o Flamengo, na Arena MRV.

O Lanús também terá pouco tempo para celebrar e se recuperar. Na próxima quarta-feira (26), a equipe grená recebe o Tigre pelas oitavas de final do Campeonato Argentino.

Creditos: Clube Atletico Mineiro

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a