Extradição de foragido brasileiro após prisão em Portugal
Homem condenado por duplo homicídio retorna a Minas Gerais para cumprimento de pena
Por Plox
22/12/2023 07h51 - Atualizado há mais de 1 ano
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, recebeu na quinta-feira, 21 de dezembro, um belo-horizontino de 39 anos, extraditado de Portugal, onde estava detido. O homem, que estava foragido da Justiça brasileira, enfrenta uma condenação de 29 anos de prisão por envolvimento em um duplo homicídio ocorrido em 2006.
O processo de extradição, coordenado pela Polícia Federal em Minas Gerais, se iniciou com a emissão de um alerta vermelho pela Interpol, por solicitação do Núcleo de Cooperação Internacional da Polícia Federal - NCI de Minas Gerais, em agosto deste ano. Em setembro, o foragido foi localizado e preso em Portugal.
O crime pelo qual o homem foi condenado aconteceu perto de uma estação de metrô em Belo Horizonte, em setembro de 2006. Ele e um comparsa foram acusados de matar duas pessoas, uma delas por engano, em um ato de vingança. Os detalhes fornecidos pela Polícia Federal descrevem como os tiros, inicialmente direcionados a um alvo equivocado, levaram à morte de ambas as vítimas.
Após sua chegada a Confins, o extraditado foi submetido a exames de praxe e, em seguida, conduzido ao Complexo Penitenciário Nelson Hungria, localizado em Contagem, para iniciar o cumprimento de sua pena. A operação de escolta, realizada por agentes da Polícia Federal, marcou o final de um processo de cooperação internacional para garantir a justiça no caso desse duplo homicídio.