GAECO desmantela associação criminosa do tráfico de drogas no Vale do Aço

forças policiais executam mandados de prisão e apreensão em ação contra o tráfico de drogas

Por Plox

22/12/2023 07h27 - Atualizado há mais de 1 ano

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Ipatinga, em Minas Gerais, juntamente com as Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, realizou uma grande operação, denominada AVUS, na última quarta e quinta-feira, visando desmantelar uma associação criminosa envolvida no tráfico de drogas no Vale do Aço e regiões adjacentes.

Foto: arquivo Plox

 

A operação AVUS, que se originou como um desdobramento das Operações ALQUIMIA e RETOMADA, teve como foco principal desarticular uma rede especializada na distribuição de grandes quantidades de drogas. Essas substâncias ilícitas, provenientes das regiões fronteiriças do país, eram distribuídas majoritariamente via veículos de passeio para o Vale do Aço e cidades próximas.

Durante a operação, foram expedidos e cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, além de seis mandados de prisão preventiva contra membros da associação ao tráfico. As ações ocorreram em várias cidades, incluindo Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Caratinga.

O trabalho minucioso do serviço de inteligência do GAECO levou à obtenção de evidências robustas que demonstraram inequivocamente a atuação ilícita do grupo. Os investigados estavam envolvidos na distribuição e venda de entorpecentes, atividade que lhes permitiu acumular imóveis e veículos de luxo.

Além das prisões, a operação resultou na apreensão de quatro veículos, um deles clonado, quantias em dinheiro e outros elementos que comprovam a prática dos crimes investigados. Os crimes praticados pelos investigados incluem tráfico de drogas e associação para o tráfico, previstos nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06.

Destaques