Mais de 33 mil detentos beneficiados com a 'saidinha' de Natal em São Paulo
Quarta concessão do ano permite que reeducandos passem uma semana com familiares
Por Plox
22/12/2023 07h43 - Atualizado há mais de 1 ano
Em São Paulo, mais de 33 mil detentos do regime semiaberto receberão o benefício da saída temporária de Natal. Este evento, marcado para iniciar às 6h desta sexta-feira, representa a quarta e última saidinha do ano, permitindo aos reeducandos uma semana de convívio com seus familiares. A medida, que se estende até o dia 3 de janeiro, é uma prática regular no sistema prisional paulista, ocorrendo também nos meses de março, junho e setembro.
Critérios de Elegibilidade Para se qualificar para a saidinha, os detentos devem cumprir critérios específicos: estar no regime semiaberto, apresentar bom comportamento, possuir comprovante de residência, ter renda e cumprir uma fração da pena - 1/6 para réus primários e 1/4 para reincidentes. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) confirmou que todos os beneficiados atendem a esses requisitos.
Segurança e Supervisão A SAP enfatiza que a concessão da saidinha segue rigorosas normas de segurança e supervisão. Essas medidas visam garantir a reintegração social dos detentos e a segurança da comunidade. O retorno dos reeducandos aos presídios é obrigatório ao término do período concedido, e o descumprimento deste prazo pode resultar em penalidades e regressão de regime.