Bancos terão horário de atendimento reduzido nas festas de fim de ano
Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro as agências funcionam normalmente, bem como a partir do dia 2 de janeiro
Por Plox
22/12/2024 08h51 - Atualizado há 8 meses
As celebrações de Natal e Ano Novo vão alterar o funcionamento das agências bancárias em todo o Brasil nas próximas semanas. Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o atendimento ao público será reduzido, funcionando das 9h às 11h, no horário de Brasília. No entanto, no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, não haverá expediente bancário, e serviços como compensação bancária e Transferência Eletrônica Disponível (TED) estarão indisponíveis.
Nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro, quando se comemoram o Natal e o Ano Novo, respectivamente, as agências também permanecerão fechadas, sem atendimento ao público ou realização de compensações bancárias.

Funcionamento em outras datas
Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, as agências funcionarão normalmente, assim como a partir do dia 2 de janeiro. Já as contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento nos dias 25/12, 31/12 ou 01/01, poderão ser quitadas sem juros no próximo dia útil. Para tributos e impostos, a orientação é antecipar o pagamento, caso as datas coincidam com feriados ou dias sem compensação bancária, para evitar a cobrança de multas ou encargos.
“Tributos geralmente têm datas ajustadas aos feriados, mas, caso isso não ocorra, é recomendado antecipar o pagamento ou utilizar canais eletrônicos para agendar o serviço”, destacou a Febraban.
Meios eletrônicos continuam operando
Durante os feriados e dias sem expediente bancário, o PIX seguirá funcionando normalmente, já que opera 24 horas por dia, inclusive em feriados. Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos por Débito Direto Autorizado (DDA).
Além disso, os canais digitais e áreas de autoatendimento das agências estarão disponíveis para transferências, pagamentos de contas e outros serviços. “Os meios eletrônicos são práticos e seguros, permitindo que os clientes realizem suas operações com conforto”, ressaltou a Febraban.
Por determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN), sábados, domingos e feriados nacionais não são considerados dias úteis para operações bancárias, e, por isso, as agências permanecem fechadas nesses períodos.