Economia

Ações da Alpargatas caem após boicote de Eduardo Bolsonaro à Havaianas

Papéis preferenciais recuam 3,16% e fecham a R$ 11,35 em meio à repercussão negativa de campanha com Fernanda Torres e convocação de boicote feita pelo ex-deputado

22/12/2025 às 16:05 por Redação Plox

As ações da Alpargatas, dona da marca de chinelos Havaianas, recuaram nesta segunda-feira (22) em meio à repercussão negativa de uma campanha publicitária e a um boicote incentivado pelo ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro.

Fernanda Torres em propaganda da Havaianas

Fernanda Torres em propaganda da Havaianas

Foto: Divulgação Havaianas


Os papéis preferenciais da empresa, negociados sob o código ALPA4, caíram 3,16%, fechando o dia a R$ 11,35. O movimento ocorre após a divulgação, no domingo (21), de um vídeo em que o ex-parlamentar convoca consumidores a deixarem de comprar produtos da marca.

Boicote é reação a comercial com Fernanda Torres

O boicote foi motivado por uma propaganda da Havaianas estrelada pela atriz Fernanda Torres. No vídeo, ela afirma que não deseja que as pessoas “comecem o ano com o pé direito”, mas sim “com os dois pés”. O conteúdo foi interpretado por críticos como uma provocação de caráter político.

A escolha da atriz para protagonizar a campanha e a frase usada no comercial passaram a ser associadas, por apoiadores de Eduardo Bolsonaro, a uma mensagem ideológica, o que intensificou as reações nas redes sociais e estimulou a mobilização pelo boicote à marca.

Declarações de Eduardo Bolsonaro ampliam pressão

No vídeo publicado nas redes sociais, o ex-deputado critica a escolha de Fernanda Torres para a campanha e relaciona o teor da propaganda a uma posição política explícita.

“Eles escolheram para ser a garota propaganda da sandália uma pessoa declaradamente de esquerda [...] E ainda fala para não começar o ano com o pé direito. Isso não foi por acaso, me desculpa”, disse. “Então o pé direito e esquerdo estão no lixo”, completou, jogando dois chinelos no lixo.

Eduardo Bolsonaro

A reação repercutiu entre seus seguidores e passou a integrar uma onda de críticas à Havaianas, em um contexto de polarização política que frequentemente atinge grandes marcas e celebridades envolvidas em campanhas publicitárias.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a