Extra

General russo morre em explosão de carro nos arredores de Moscou

Tenente-general Fanil Sarvarov, chefe de treinamento operacional do Estado-Maior russo, foi morto após artefato explosivo detonar sob seu veículo; autoridades investigam possível envolvimento de serviços especiais ucranianos

22/12/2025 às 07:40 por Redação Plox

Um general do Exército russo morreu na explosão de um carro no sul de Moscou, na manhã desta segunda-feira (22/12), informou o Comitê de Investigação do Kremlin. As autoridades russas suspeitam do envolvimento de forças especiais ucranianas, entre outros possíveis autores, no ataque.

A vítima é o tenente-general Fanil Sarvarov, chefe do departamento de treinamento operacional do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia. Considerado uma peça central na hierarquia militar, ele teve participação ativa na guerra contra a Ucrânia.

Sarvarov dirigia um Kia Sorento no momento do atentado. Segundo os investigadores, um artefato explosivo foi colocado sob o veículo e detonado quando o general saía de uma vaga de estacionamento na capital russa, por volta das 6h55 (0h55, horário de Brasília). Imagens divulgadas pelas autoridades mostram o carro completamente destruído, com manchas de sangue no banco do motorista.


A vítima é o tenente-general Fanil Sarvarov, chefe do departamento de treinamento operacional das Forças Armadas da Rússia

A vítima é o tenente-general Fanil Sarvarov, chefe do departamento de treinamento operacional das Forças Armadas da Rússia

Foto: Reprodução/X

A morte de Sarvarov atinge diretamente o alto comando militar russo em plena guerra contra a Ucrânia.

Moradores da região relataram ter sentido o impacto da explosão logo no início da manhã.

As janelas tremeram. Sentimos que era uma explosão. É o custo da guerra

um maquinista aposentado de 70 anos que mora próximo de onde aconteceu o atentado

De acordo com os investigadores, várias hipóteses estão em análise, incluindo o envolvimento de serviços especiais ucranianos, apontado como uma das principais linhas de apuração. Foi aberta investigação por “homicídio” e “tráfico de explosivos”.

Carreira militar e participação em conflitos

O tenente-general Fanil Sarvarov tinha 56 anos e era militar de carreira, nascido na região dos Urais, na fronteira russa com a Ásia, marcada por uma extensa cadeia de montanhas. Ao longo da trajetória, participou da guerra na Chechênia nas décadas de 1990 e 2000, da intervenção russa na Síria em 2015 e 2016 e, mais recentemente, do conflito contra a Ucrânia desde 2022.


O tenente-general Fanil Sarvarovdirigia seu carro, um Kia Sorento, no momento do atentado

O tenente-general Fanil Sarvarovdirigia estava em seu carro, um Kia Sorento, no momento do atentado

Foto: Reprodução/X

Histórico de ataques contra alvos russos

Desde o início da ofensiva russa contra a Ucrânia, em fevereiro de 2022, Kiev tem sido acusada em diversas ocasiões de realizar ataques direcionados contra personalidades e autoridades militares russas, tanto em território russo quanto em áreas ocupadas por Moscou na Ucrânia.

Em agosto de 2022, um carro-bomba matou Daria Dugina, filha do ideólogo ultranacionalista Alexander Dugin. Em abril de 2023, o blogueiro militar russo Maxim Fomin morreu na explosão de uma estatueta em um café de São Petersburgo.

Mais recentemente, em abril, o general Yaroslav Moskalik, vice-chefe da Diretoria Operacional Principal do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, foi morto em um atentado com carro-bomba nas proximidades de Moscou.

Em dezembro de 2024, o comandante das Forças de Defesa Química, Radiológica e Biológica da Rússia, Igor Kirillov, morreu na explosão de uma scooter elétrica também em Moscou, em um ataque reivindicado pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU).

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a