Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Minas Gerais enfrenta surto de dengue e chikungunya

Implementação de salas de hidratação e unidades de reposição volêmica visa desafogar hospitais e melhorar atendimento

23/01/2024 às 11:14 por Redação Plox

Minas Gerais, estado brasileiro significativamente afetado por arboviroses, está adotando medidas emergenciais para combater o surto de doenças como dengue, zika e chikungunya. Até o momento, foram registrados 11.490 casos confirmados de dengue, com 14 óbitos sob investigação e um confirmado, além de 3.067 casos de chikungunya, incluindo uma morte e duas em análise. 


Médico morreu no Vale do Aço após contrair chikungunya, clique para assistir
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) instruiu municípios com alta incidência dessas doenças a estabelecer Salas de Hidratação Venosa ou Unidades de Reposição Volêmica. Essas instalações temporárias têm o objetivo de tratar pacientes com sintomas leves fora dos hospitais, aliviando o sistema de saúde sobrecarregado.

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Ipatinga

A SES-MG destaca que esses espaços permitirão o acompanhamento de pacientes com suspeita de dengue, zika ou chikungunya, que não necessitam de cuidados em unidades hospitalares de alta complexidade. Estes locais deverão operar seguindo diretrizes médicas e de saúde pública, com capacidade para monitorar os pacientes por até 24 horas, tempo suficiente para estabilizar o paciente ou encaminhá-lo para serviços mais especializados.

Em Ipatinga, uma das cidades mais afetadas, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sentinela já foi estabelecida, com capacidade para atender até 140 pacientes diariamente. A UPA funciona das 7h às 19h e está equipada para fornecer cuidados médicos e de enfermagem adequados. Em 2024, a cidade já confirmou 755 casos de chikungunya e 252 de dengue.

Já em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, a prefeitura solicitou a utilização de um espaço anexo a uma igreja para instalar um hospital de campanha, visando ao aumento projetado de casos de dengue e chikungunya. A cidade registra 543 casos confirmados de dengue e 13 de chikungunya.

A SES-MG reforça a importância dessas estruturas para o acompanhamento clínico diário dos pacientes diagnosticados com arboviroses, contribuindo significativamente para a redução da demanda nos serviços de Atenção Primária. Estas medidas emergenciais são essenciais para enfrentar o atual surto de arboviroses em Minas Gerais, garantindo um atendimento eficaz e apropriado aos pacientes afetados.

Compartilhar a notícia

para você
LAZER

Parque Estadual do Rio Doce comemora 80 anos com grande biodiversidade e atrações turísticas

Unidade de Conservação foi a primeira criada em Minas e é uma das primeiras do país, além de ser considerada a maior área contínua de Mata Atlântica preservada no estado

GERAL

Ipatinga está sob alerta de tempestade com granizo e ventos fortes

O volume da chuva pode chegar a 100 mm/dia; há risco de corte de energia e queda de árvores

Foto: Pixabay/Reprodução
EDUCAçãO

Aumento significativo na inadimplência em instituições de ensino privado de Minas Gerais

Inadimplência escolar em Minas Gerais supera média nacional, aponta pesquisa da Linx Sponte

Foto: Reprodução/DER-MG
ECONOMIA

Famílias de servidores de Minas Gerais enfrentam dificuldades por atraso nos pagamentos de seguros pelo Governo Estadual

Governo de Minas Gerais enfrenta críticas por atrasos nos pagamentos de seguros de vida e pecúlios a famílias de servidores falecidos