Tempestade de inverno leva Nova York, Geórgia e Mississippi a decretarem estado de emergência

Fenômeno deve atingir mais de 170 milhões de pessoas nos EUA, provoca cancelamento de voos, suspensão de aulas e pode causar danos comparáveis aos de um furacão

23/01/2026 às 12:57 por Redação Plox

Os estados de Nova York, Geórgia e Mississippi decretaram estado de emergência nesta sexta-feira (23), diante da aproximação de uma grande tempestade de inverno com potencial destrutivo nos Estados Unidos.

O frio intenso atinge diversas regiões dos EUA

O frio intenso atinge diversas regiões dos EUA

Foto: Reprodução X

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, fortes nevascas devem atingir mais de 170 milhões de pessoas nos próximos dias, o que representa cerca da metade da população do país.

O estado de emergência é uma declaração formal de que as condições são graves o suficiente para exigir coordenação e recursos em nível estadual para apoiar os esforços de resposta locais, além de ajudar o estado a se posicionar para solicitar assistência federal caso a situação piore.

Voos afetados e aulas suspensas

O avanço do sistema de inverno já afeta a rotina em diversas regiões. Mais de 800 voos foram atrasados ou cancelados em todo o país nesta sexta-feira, segundo o site de rastreamento de voos FlightAware.

Em várias cidades, autoridades de redes públicas de ensino suspenderam todas as aulas e atividades presenciais por causa da previsão de piora nas condições das estradas.

Condições de viagem e frio extremo

O Serviço Nacional de Meteorologia alerta que a mobilidade deve ficar cada vez mais comprometida ao longo do fim de semana.

As condições de viagem ficarão cada vez mais perigosas a partir do final da tarde de sexta-feira e persistirão durante o restante do fim de semana

Serviço Nacional de Meteorologia

Segundo os meteorologistas, os danos em áreas atingidas pelo gelo podem ser comparáveis aos causados por um furacão. A sensação térmica pode chegar a -46 ºC em partes de Minnesota e Dakota do Norte.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a