Nikolas Ferreira se emociona ao reencontrar família em Caminhada pela Justiça e Liberdade rumo a Brasília

No quinto dia de mobilização, deputado federal encontra pais e irmã no início do trajeto, em marcha que já percorreu mais de 150 km para denunciar prisão de Bolsonaro e situação de presos de 8 de janeiro sob o lema “Acorda, Brasil”

23/01/2026 às 16:28 por Redação Plox

O quinto dia da Caminhada pela Justiça e Liberdade começou com forte carga emocional na manhã desta sexta-feira (23), quando o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), líder do movimento, reencontrou os pais e a irmã logo no início do trajeto. Ao abraçar o pastor Edésio de Oliveira, a psicóloga Maria Ruth de Oliveira e a irmã, Lavigne Beatrice, o parlamentar não conteve as lágrimas.

Nikolas encontrou os pais nesta sexta-feira

Nikolas encontrou os pais nesta sexta-feira

Foto: Reprodução/Instagram Nikolas Ferreira


Caminhada avança rumo a Brasília

Na atualização mais recente, a caminhada já havia ultrapassado 150 quilômetros percorridos, de um total de aproximadamente 240 quilômetros previstos até o próximo domingo (25). A conclusão do percurso está programada para a Praça do Cruzeiro, em Brasília, onde está sendo organizado um ato de encerramento.

De acordo com Nikolas, o objetivo é reforçar o caráter pacífico e simbólico da iniciativa, estimulando a população a refletir sobre o atual cenário político e institucional do país.

Críticas e reivindicações do movimento

Segundo o parlamentar, a mobilização busca chamar a atenção da sociedade para o que ele classifica como arbitrariedades recentes no país, como a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a situação jurídica dos presos relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023. O movimento é guiado pelo lema “Acorda, Brasil”, que tem sido exibido ao longo do trajeto.

Adesão popular e apoio ao longo do percurso

A caminhada teve início na última segunda-feira (19), em Paracatu (MG), e vem reunindo centenas de participantes, entre figuras políticas e apoiadores anônimos. Ao longo do caminho até a capital federal, o grupo também recebe apoio de motoristas que cruzam com a comitiva nas rodovias.

Quem participa da Caminhada pela Justiça e Liberdade

Além de Nikolas Ferreira, deputado federal por Minas Gerais, a lista de nomes que estão ou já estiveram na caminhada — alguns de forma pontual, sem acompanhar todo o trajeto — inclui parlamentares, lideranças religiosas, ex-autoridades e influenciadores.

Entre os presentes ou já engajados no percurso estão:

Parlamentares federais e estaduais

André Fernandes, deputado federal pelo Ceará; Gustavo Gayer, deputado federal por Goiás; Luciano Zucco, deputado federal pelo Rio Grande do Sul; Carlos Jordy, deputado federal pelo Rio de Janeiro; Sargento Gonçalves, deputado federal pelo Rio Grande do Norte; Junio Amaral, deputado federal por Minas Gerais; Mauricio do Vôlei, deputado federal por Minas Gerais; Luiz Lima, deputado federal pelo Rio de Janeiro; Chiara Biondini, deputada estadual por Minas Gerais; Lucas Polese, deputado estadual pelo Espírito Santo; Capitão Martim, deputado estadual pelo Rio Grande do Sul; Major Vitor Hugo, vereador por Goiânia (GO); Lucas Pavanato, vereador por São Paulo (SP); Fernando Holiday, vereador por São Paulo (SP); Thiago Medina, vereador pelo Recife (PE); João Pedro Pugina, vereador por Araçatuba (SP); Lucas Pavanato, vereador por São Paulo (SP); Pablo Almeida, vereador por Belo Horizonte (MG); Rafael Satiê, vereador pelo Rio de Janeiro (RJ); Vile Santos, vereador por Belo Horizonte (MG); Ivson de Castro, vereador por Sete Lagoas (MG); Samuel Caires, vereador por Janaúba (MG); Matheus Braga, vereador por Ipatinga (MG); Ugleno Alves, vereador por Teófilo Otoni (MG); Pedro Luiz, vereador por Contagem (MG); Thomaz Henrique, vereador por São José dos Campos (SP); Guilherme Kilter, vereador por Curitiba (PR).

Outras lideranças e apoiadores

Entre outros nomes citados, participam ou já participaram da caminhada Guilherme Batista, pregador; Marcelo Bonifácio, cantor; Wess Guimarães, influenciador; Carlos Bolsonaro, ex-vereador pelo Rio de Janeiro (RJ); Magno Malta, senador pelo Espírito Santo; Pedro Poncio, apresentado como ex-MST; Sebastião Coelho, ex-desembargador; Eduarda Campopiano, vereadora por Praia Grande (SP); Douglas Garcia, ex-deputado estadual por São Paulo; Luiza Cunha, filha de Cleriston Pereira da Cunha, o Clezão.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a