Tapa-buracos minimiza impactos de construção de apartamentos em Ipatinga

Operação tapa-buracos atua em pontos críticos para minimizar transtornos em ruas de acesso ao canteiro de obras

Por Plox

23/02/2019 14h29 - Atualizado há cerca de 6 anos

Atendendo a uma demanda dos moradores dos bairros Veneza e Planalto, a Prefeitura de Ipatinga começou nesta sexta-feira (22) uma operação de tapa-buracos nas ruas Ilhéus, Cristalina, Mangaratiba e Maringá. A intervenção é uma medida paliativa da Administração a fim de minimizar os impactos causados nas vias em decorrência da grande terraplenagem que vem sendo executada em preparação do terreno onde serão erguidos 496 novos apartamentos pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Planalto II. 

DivulgaçãoIMG 8610

A preparação do solo para a edificação das unidades habitacionais acontece desde novembro do ano passado e é executada pela Master Construtora e Incorporadora, empresa vencedora da concorrência para edificar os conjuntos residenciais. Conforme o engenheiro da empresa, Luís Carlos Nascimento, as obras cumprem o cronograma estabelecido, mas estariam ainda mais adiantadas não fossem as chuvas recentes. Estima-se que, com o tempo firme, dentro de uma semana a terraplenagem, que envolve a retirada de 15 mil caminhões de terra, seja concluída, sendo iniciada então a revegetação do solo. Assim os transtornos em decorrência da movimentação de máquinas e caminhões deverão ser minimizados. 

Estrutura
Os apartamentos serão erguidos num terreno de aproximadamente 35 mil metros quadrados, cedido pelo município, com entrega prevista para março de 2020. O projeto prevê a construção de 31 blocos, cada um com 16 apartamentos, distribuídos em dois residenciais de quatro pavimentos. Os prédios serão dotados de amplo estacionamento, guaritas, quadras e áreas de playground.

Ações emergenciais
O prefeito Nardyello Rocha se posicionou nesta sexta quanto à poeira e erosão nas ruas, geradas pela obra. “A gente sabe que os moradores das redondezas têm razão e peço desculpas. Por isso estamos tentando mitigar os efeitos. Existia uma grande quantidade de terra caindo nas ruas e um dos pedidos que fizemos à empresa foi para que não enchesse demais os caminhões ou usasse lonas se fosse necessário. Recomendamos ainda a lavagem das vias, usando caminhões-pipas, para diminuir a poeira”, citou. 

Nesta sexta-feira (22), a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) iniciou também uma operação de tapa-buracos nas ruas afetadas pelo intenso trânsito de caminhões. A previsão é que a ação termine na próxima semana. Serão usadas cerca de 15 toneladas de massa asfáltica para recomposição dos locais danificados.

“O asfalto de Ipatinga já é antigo e as ruas Ilhéus, Cristalina, Mangaratiba e Maringá são vias secundárias e que não estavam preparadas para receber todo esse movimento. Isso tem gerado algumas erosões na pista. Diante disso, começamos o trabalho paliativo de tapar os buracos, atacando os pontos mais críticos. Não adianta querermos fazer agora o definitivo – que consumiria cerca de 200 toneladas de asfalto – porque os caminhões irão continuar passando e jogaríamos dinheiro fora. Mas a administração se compromete a fazer o reparo mais amplo assim que o trabalho de terraplenagem estiver pronto”, garantiu o prefeito.

Apartamentos
As obras dos 496 apartamentos, destinados a famílias em vulnerabilidade social, com renda mensal de até R$ 1.800, devem ser entregues em março de 2020. Com apoio do Ministério das Cidades, os recursos direcionados para o conjunto habitacional são de R$ 40 milhões, 672 mil. 

No pico da execução do trabalho, o cálculo é que sejam gerados mil empregos, entre diretos e indiretos. A determinação do prefeito Nardyello Rocha é para que a construtora priorize o aproveitamento de mão de obra junto à comunidade local.

Destaques