Caso de Covid-19 em animal é registrado em Minas Gerais

A informação foi divulgada após pesquisa da UFMG

Por Plox

23/02/2021 07h30 - Atualizado há cerca de 3 anos

Um caso de Covid-19 em animal foi registrado em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Um cachorro, da raça Boxer, foi diagnosticado com o vírus Sars-CoV-2. A informação foi divulgada nessa segunda-feira (22), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

De acordo com a UFMG, esta é a primeira confirmação do vírus em animais na cidade. O cachorro convive com pessoas que foram infectadas pela doença e o caso foi informado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e à Organização Mundial de Saúde Animal.

Segundo a UFMG, os laudos do cão estão sendo acompanhados pelo Laboratório de Epidemiologia e Controle de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da universidade.

Ainda de acordo com a UFMG, o animal faz parte de uma pesquisa nacional de monitoramento do vírus em animais domésticos, que têm convívio com seres humanos.

Além do cão em Belo Horizonte, mais 10 animais foram identificados com a doença no Brasil. São eles: um cão e um gato em Campo Grande-MS, um gato em Cuiabá-MT, quatro cães e um gato em Curitiba-PR e dois gatos na Região Metropolitana do Recife-PE.

Não foram informados sobre a possibilidade de transmissão dos animais.
 

Destaques