Especialista explica a relação entre dormir bem e o sexo

Confira dicas para a investir nessa dupla infalível

Por Plox

23/02/2022 15h34 - Atualizado há cerca de 2 anos

Não é novidade que uma boa noite de sono é essencial para a saúde. Afinal, dormir bem ajuda a reduzir riscos de desenvolver obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares. Entretanto, o que muita gente não sabe é que o sono também desempenha um grande papel no sexo, sendo essencial para uma vida sexual saudável.

Quando há privação do sono, a hipófise – órgão que regula glândulas que produzem hormônios – é menos estimulada, o que pode diminuir a produção de testosterona, que aumenta a libido em mulheres e homens. Ao mesmo tempo, o cortisol, conhecido como o hormônio do stress, acaba sendo produzido em excesso. Com isso, uma noite mal dormida pode contribuir para a disfunção erétil, além de diminuir o desejo sexual e as chances de ter um orgasmo.

Mas não é só o sono que funciona como um aliado da vida sexual, o sexo também contribui para um sono de maior qualidade. Um estudo realizado pela Universidade de Ottawa mostrou que, ao praticar atividade sexual antes de dormir, o corpo libera uma série de hormônios que reduzem o estresse, aumentam a sensação de conexão emocional e mental e deixam o corpo mais relaxado.

“A atividade sexual promove a produção de hormônios importantes como a ocitocina e a prolactina, que proporcionam sensação de prazer e relaxamento, tornando mais fácil adormecer. Já uma boa noite de sono contribui para o aumento da testosterona e, consequentemente, do desejo sexual. Portanto, dormir cerca de 7 a 9 horas por dia pode melhorar a vida sexual, e vice-versa,” explica a Dra. Verena Senn, neurocientista e especialista do sono.

Para que você possa ter mais qualidade de vida e relações sexuais mais prazerosas, aqui vão alguns motivos para investir nessa dupla infalível:

• Dormir bem aumenta a nossa produção de testosterona, o que aumenta diretamente nossa libido. Ou seja, quanto mais horas de sono, mais tesão!

• O sono equilibra nosso sistema nervoso autônomo, o que, por sua vez, aumenta a probabilidade de ter um orgasmo quando fazemos sexo.

• Um sono de qualidade também aumenta nossa confiança e afeta nossa aparência, o que é um fator importante para nos sentirmos mais confortáveis ​​e desejarmos sexo.

• Dormir entre 7h e 9h todas as noites aumenta nossa criatividade, permitindo novas experiências no quarto. Vamos sair da monotonia!

• O sono aumenta nossos níveis de energia, o que pode afetar nossa resistência sexual.

• O sono reduz os níveis de hormônio do estresse em nosso corpo, o que nos permite estar menos em nossas cabeças e mais presente em nossos corpos: um fator-chave tanto no desejo de interação sexual quanto na nossa capacidade de orgasmo.

• O sono de qualidade nos torna mais felizes e relaxados, facilitando a conexão na cama.

Destaques