Projeto de lei garante matrícula de irmãos na mesma escola em Ipatinga
O texto recebeu aprovação unânime, em 1ª votação
Por Plox
23/02/2023 18h21 - Atualizado há quase 2 anos
Uma proposta que foi aprovada nessa quinta-feira (23) garante o direito de prioridade de matrícula de irmãos na mesma unidade escolar da rede municipal de educação de Ipatinga. Esse é o objetivo do projeto de lei nº 07/2023. O texto recebeu aprovação unânime, em 1ª votação e volta para a pauta de votação nesta sexta-feira (24).
A medida tem como objetivo tornar mais fácil o acesso de crianças e adolescentes ao ensino, além de promover a permanência de famílias na mesma unidade escolar. O vereador Ley do Trânsito, autor da proposta, defende que a garantia de matrícula de irmãos no mesmo local de ensino contribui para a melhoria da qualidade da educação, pois o convívio com os irmãos pode estimular o interesse pelos estudos e a participação nas atividades escolares.
“Além disso, a garantia de matrícula de irmãos pode trazer benefícios para as famílias, que terão menos despesas com transporte e maior tempo para conviver com seus filhos”, disse o presidente da Câmara de Ipatinga, Ley do Trânsito.
Ainda de acordo com o vereador, a garantia de prioridade de matrícula também vale para estudantes que possuam os mesmos representantes legais, em razão de guarda, tutela ou processo de adoção em andamento.
O texto da lei diz que a medida passará a ser implementada já no próximo ano letivo e “oferece uma importante conquista para as famílias ipatinguenses”, enfatizou diz o parlamentar.