Dia D: Santana do Paraíso promove mutirão de combate à dengue

O mutirão é neste sábado (22), e visa a eliminação de locais propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Por Plox

23/02/2024 18h28 - Atualizado há 6 meses

A cidade de Santana do Paraíso, neste sábado (24), das 8h às 12h, no bairro Industrial, será palco de uma importante ação de saúde pública: um mutirão organizado pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde para combater as arboviroses - dengue, zika e chikungunya. A iniciativa tem como foco a eliminação de locais propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dessas doenças. Durante o evento, equipes recolherão objetos que possam acumular água parada, como garrafas, pneus e vasos, das casas dos moradores.

Foto: Divulgação

A escolha do bairro Industrial como ponto de partida para o mutirão se deve ao elevado índice de infestação do mosquito na área, exacerbado pela presença de locais propensos ao acúmulo de objetos que servem como criadouros. Segundo Juscilândia da Silva Costa, referência técnica de vigilância epidemiológica da cidade, a ação é crucial, especialmente considerando os 1108 casos suspeitos de dengue e chikungunya reportados apenas em janeiro, com maior incidência nos bairros Cidade Nova e Industrial.

A situação alarmante levou o município a declarar emergência em saúde pública, amparada pelo decreto municipal nº1394, após o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRA) apontar um índice de infestação de 8,7%, bem acima do limite recomendado pelo Ministério da Saúde. O levantamento revelou que 47,5% dos criadouros do mosquito estavam em recipientes com água dentro das casas, como vasos e garrafas. O bairro São Francisco destacou-se com o maior número de criadouros, mas o problema é generalizado, afetando 80% das residências em diversos bairros.


 

Destaques