Cidade mineira deve suspender cloroquina no tratamento de Covid-19 por determinação da Justiça

O magistrado afirmou que 'estudos científicos recentes indicam a existência de riscos substanciais na utilização da hidroxicloroquina'

Por Plox

23/03/2021 12h29 - Atualizado há mais de 4 anos

O oferecimento de hidroxicloroquina na rede municipal de saúde da cidade mineira Uberlândia deve ser suspenso por determinação da Justiça Federal. 

A decisão alega que não há eficácia comprovada cientificamente pelo medicamento, que faz parte do chamado “tratamento precoce” contra a Covid-19. Apesar disso, os outros medicamentos do kit devem permanecer na rede. 

Foto: Justiça Federal

O magistrado afirmou ainda que 'estudos científicos recentes indicam a existência de riscos substanciais na utilização da hidroxicloroquina, circunstância a aconselhar maior cautela cognitiva, afastando a possibilidade de sua prescrição no momento'

A disponibilidade dos remédios do “tratamento precoce” na rede municipal de Uberlândia foi oficializada em acordo com o Ministério Público Federal em outubro de 2020. 

Antes disso, o Executivo havia anunciado que disponibilizaria cloroquina, ivermectina e azitromicina na rede pública de saúde para os pacientes que tivessem a orientação do médico. 

Destaques