Governo de Minas anuncia abertura de mais 100 leitos de UTI para Covid-19

Segundo o Governo, 100 respiradores doados pela indústria mineira serão distribuídos para macrorregiões do estado

Por Plox

23/03/2021 06h20 - Atualizado há mais de 4 anos

Em mais uma ação de enfrentamento à pandemia, o governador Romeu Zema recebeu da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), nessa segunda-feira (22), mais 100 ventiladores mecânicos que ajudarão na ampliação de 100 leitos de UTI em todo o estado ao longo desta semana.

Os equipamentos foram entregues, na sede da Fiemg, pelo presidente da federação, Flávio Roscoe. Na semana passada, o Governo de Minas Gerais abriu 33 leitos de UTI nos hospitais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Foto: Gil Leonardi/ Imprensa MG

 

Durante a solenidade, Zema lembrou que todas as iniciativas implementadas até o momento ajudaram a salvar milhares de vidas, como a ampliação em mais de 100% dos leitos na rede pública. “Sabemos que a solução definitiva é a vacinação em massa, mas o governo fará o necessário para salvar vidas. Essa é a nossa grande prioridade”, afirmou.

Os ventiladores serão distribuídos para as unidades de Saúde espalhadas em todas as macrorregiões do estado. Belo Horizonte receberá 20 ventiladores, assim como Betim (20).

Juiz de Fora, na Zona da Mata, receberá 15 equipamentos. Já as cidades de Montes Claros e Timóteo ficarão com 10 ventiladores cada uma. Viçosa receberá 7 equipamentos, seguida por Ponte Nova (6), São Lourenço (5), Paracatu (4) e São João del-Rei (3).

O critério técnico utilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foi a identificação de hospitais com capacidade de abertura imediata de leitos de UTI.

Doações

O governador enalteceu a parceria da Fiemg com o Governo de Minas desde o início da pandemia no país. “No ano passado, a entidade doou 1,6 mil respiradores, que foram de extrema importância para equipar os hospitais em todo o estado, e, agora, mais 100 equipamentos ajudarão na abertura de leitos”, afirmou.

Indústria mineira

Flávio Roscoe lembrou que a mobilização da indústria mineira transformou a Fiemg na maior doadora de respiradores do país. “Além disso, a entidade doou 180 leitos de UTI para diversos hospitais do nosso estado, que já estão em pleno funcionamento”, explicou.

“O setor produtivo está fazendo tudo que está a seu alcance para mitigar os efeitos da pandemia. A Fiemg também está trabalhando na frente da vacina, ajudaremos no fornecimento de oxigênio e, desde o início, entregamos jalecos, máscaras e álcool em gel”, disse.

Em agosto do ano passado, a Fiemg doou para o Governo de Minas 1,6 mil respiradores fabricados pela Inspirar, uma empresa Health Tech idealizada pelos sócios da empresa mineira de soluções tecnológicas Tacom. O equipamento produzido é o VI-C19 que utiliza dois módulos para fazer a ventilação: o volume controlado (VCV) e o modo pressão controlada (PVC). Ele está apto a ventilar qualquer doente com insuficiência respiratória que necessite do apoio mecânico. O projeto foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar formada por médicos intensivistas, engenheiros, programadores e desenvolvedores.

Ampliação de Leitos

Desde o início da epidemia da covid-19 no estado, o Governo de Minas, por meio da SES, realiza estudos assistenciais para a melhoria contínua do atendimento à população e já dobrou o número de leitos na rede pública. Em fevereiro de 2020, Minas Gerais contava com 2.072 leitos de UTI e 11.622 leitos de Enfermaria. Atualmente, a rede pública hospitalar conta com 4.364 leitos de UTI e 20.840 unidades de Enfermaria.

Entre as diversas ações adotadas pelo Governo de Minas para enfrentamento ao coronavírus, está a aquisição de 1.047 respiradores, ao preço médio mais baixo do país. Isso permitiu a instalação de leitos de UTI, muitos deles em municípios que nunca tinham contado com unidades de terapia intensiva.

Vacinas

No último sábado (20), Minas Gerais recebeu mais uma remessa de vacinas contra à Covid-19. A informação foi divulgada por Romeu Zema, governador do estado, através do seu perfil no Twitter.

Segundo Zema, o estado recebeu 542.550 doses para vacinação de idosos entre 70 e 74 anos. Essa é a nona remessa de vacinas que Minas Gerais recebe.

Foto: Gil Leonardi/ Imprensa MG

 

“Vem, vacina! Neste sábado (20/3), o Estado receberá mais 542.550 doses para proteger os mineiros contra a covid. Com a chegada da 9ª remessa, iniciaremos a vacinação de idosos com idade entre 70 e 74 anos e seguiremos imunizando trabalhadores da Saúde e comunidades quilombolas.”

Foto: reprodução/ Twitter

 

Outros lotes
Na última quarta-feira (17), Minas Gerais recebeu mais um lote contendo 509,8 mil doses de vacinas. O carregamento desembarcou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins e, sob escolta da Polícia Federal, as vacinas seguiram para a Central Estadual da Rede de Frio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Da Central Estadual da Rede de Frio as vacinas são distribuídas às 28 Superintendências Regionais de Saúde (SRSs) e, que repassa aos municípios que fazem parte da respectiva superintendência.

A remessa que chegou na quarta-feira foi a oitava remessa de imunizantes enviada pelo Ministério da Saúde. A orientação é que as prefeituras sigam as recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI) e apliquem as doses de acordo com o público-alvo e a quantidade destinada, para que não haja desabastecimento de imunizantes.

Remessas recebidas

1ª remessa
577.480 doses da CoronaVac em 18/1/2021

2ª  remessa
190.500 doses de AstraZeneca em 24/1/2021

3ª remessa
87.600 doses da CoronaVac em 25/1/2021

4ª remessa
315.600 doses da CoronaVac em 7/2/2021  

5ª remessa
357.400 doses da AstraZeneca e CoronaVac em 23/2/2021

6ª remessa
285.200 doses da CoronaVac em 3/3/2021

7ª remessa
303.600 mil doses da CoronaVac em 9/3/2021

8ª remessa
509.800 mil doses de CoronaVac em 17/3/2021
 

Destaques