Jiboia usada em ameaça é apreendida pela Polícia Militar Ambiental em Açucena

Homem mantinha animal em cativeiro e o utilizou para ameaçar esposa

Por Plox

23/03/2023 09h11 - Atualizado há quase 2 anos

A Polícia Militar Ambiental, por meio da 12ª Companhia PM de Meio Ambiente, apreendeu uma jiboia que estava sendo mantida em cativeiro irregular na cidade de Açucena. A denúncia apontava que o animal havia sido usado por um homem para ameaçar sua esposa de enforcamento.

Foto: Divulgação PMMA

 

O réptil, vítima de tráfico de animais silvestres, foi adquirido ilegalmente pelo homem através da internet. O animal foi entregue na residência do autor por meio do serviço de Sedex dos correios, pelo valor de R$ 800,00.

Foto: Divulgação PMMA

 

O responsável pelo cativeiro não estava presente durante a ação policial, pois estava viajando. No entanto, ele responderá pelo crime de cativeiro ilegal de animais silvestres e foi autuado com uma multa administrativa no valor de R$ 17.377,30.

A jiboia será encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Lá, profissionais capacitados avaliarão e tratarão o animal antes de reintroduzi-lo em seu habitat natural.

TRÁFICO DE ANIMAIS É CRIME 

Vale ressaltar que a venda e aquisição de animais silvestres sem a autorização do órgão ambiental é crime e está sujeita a multa, para se adquirir animais silvestres de forma legal, deve-se procurar criadores devidamente cadastrados e licenciados no órgão ambiental competente e, deve se atentar sempre o comprador, a criminosos mal-intencionados que realizam a venda de maneira irregular com documentos e notas fiscais falsas.

Destaques