Operadoras brasileiras passam a oferecer eSIM, chip virtual embutido em alguns celulares

Tecnologia permite contratação de planos online e uso do mesmo número em múltiplos aparelhos, mas troca de dados pode ser burocrática

Por Plox

23/03/2023 10h23 - Atualizado há quase 2 anos

Operadoras brasileiras passam a oferecer o serviço de eSIM, um tipo de chip virtual que já vem embutido em alguns celulares, como o iPhone 14, e é ativado por meio de um QR Code ou ativação remota. Com essa tecnologia, não é mais possível retirar o chip, mas há vantagens, como a possibilidade de contratar planos ou trocar de operadora de forma online.

Uma das desvantagens do eSIM é que, para transferir os dados de um aparelho para outro, é necessário entrar em contato com a operadora, o que pode ser burocrático. Já com o chip físico, basta trocar. 

Adesão de nova tecnologia dependerá do perfil do usuário. Foto: Canva/Divulgação.

 

No entanto, outra vantagem do eSIM é a possibilidade de contratar planos de operadoras estrangeiras durante viagens internacionais e continuar usando o número do Brasil no mesmo aparelho.

Possibilidade de múltiplos aparelhos com o mesmo número

Outra novidade oferecida pelas operadoras é a possibilidade de ter o mesmo número de celular e plano de internet em diferentes aparelhos, como um celular e um tablet, ou um smartwatch. No entanto, é preciso estar em alerta para os riscos de perda ou furto de um dos dispositivos, o que pode permitir que uma pessoa se passe pelo proprietário para aplicar golpes.

 

Destaques