Telescópio James Webb descobre exoplaneta com características surpreendentes
Variações de brilho no exoplaneta tornam-no o objeto de massa planetária mais variável conhecido
Por Plox
23/03/2023 14h16 - Atualizado há cerca de 2 anos
O Telescópio Espacial James Webb fez uma descoberta impressionante: um exoplaneta com tempestades de areia em sua atmosfera e orbitando duas estrelas. Os cientistas também identificaram água, metano e monóxido de carbono no distante corpo celeste.
A equipe de pesquisa observou características de nuvens de silicato na atmosfera do exoplaneta. Eles constataram que a atmosfera se movimenta constantemente durante as 22 horas do dia, trazendo material mais quente para cima e empurrando outros elementos.

As variações de brilho resultantes são tão significativas que o exoplaneta é considerado o objeto de massa planetária mais variável já conhecido. "Nenhum outro telescópio identificou tantos recursos ao mesmo tempo para um único alvo".
O PLOX agora tem comunidades no WhatsApp. Clique aqui e escolha a sua:
Esta descoberta marca o maior número de moléculas já identificadas simultaneamente em um planeta fora do nosso sistema solar. "VHS 1256 b está cerca de quatro vezes mais distante de suas estrelas do que Plutão está do nosso sol, tornando-o um alvo ideal para o Webb", disse o Dr. Miles.
Isso permite que a luz do planeta seja observada sem interferência das estrelas. Segundo os pesquisadores, as temperaturas na atmosfera do exoplaneta, onde as nuvens de silicato estão agitadas, atingem 830 graus Celsius (1.500 graus Fahrenheit).
Foi descoberto também que o exoplaneta possui baixa gravidade em comparação com anãs marrons mais massivas.