Brasil

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Governo decreta emergência contra a dengue em 301 municípios de Minas

    Os municípios estão nas macrorregiões de saúde Centro, Noroeste, Norte, Oeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul

    Por Plox

    23/04/2019 16h28 - Atualizado há quase 5 anos

    Minas Gerais está em situação de emergência na saúde, devido ao aumento da incidência de possíveis casos de dengue no Estado. O decreto assinado pelo governador Romeu Zema (Novo) foi publicado no diário oficial desta terça-feira, 23 de abril, e tem vigência por até 120 dias. Com isso, o governo fica autorizado a adotar todas as medidas necessárias ao atendimento da situação emergencial.

    No total, 301 cidades de seis regiões de Minas estão em emergência. Os municípios estão nas macrorregiões de saúde Centro, Noroeste, Norte, Oeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul. Dessas, 46,8% têm alta ou muito alta incidência de casos prováveis de dengue, em que estão diagnósticos suspeitos e confirmados, de acordo com o governo.

    Dengue situação de emergência- Foto: Agência Minas

     

    No total, 301 cidades de seis regiões do Estado estão em emergência -Foto: Agência Minas

     

    Crise na saúde

    Ainda conforme o Executivo mineiro, a determinação se faz necessária, pois pode haver a necessidade de preparação da rede de saúde para intensificar a prevenção e os cuidados no atendimento aos pacientes. Se comparado com o mesmo período de 2018, destaca-se que houve uma elevação nas internações para tratar a dengue. Um avanço nos casos pode motivar ainda, um aumento nas internações, gerando uma crise na saúde, por conta da já notada restrição financeira estadual.

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibilizou R$ 4,18 milhões divididos entre os municípios para as ações de combate à dengue. Inicialmente, 93 prefeituras serão beneficiadas.

    Atualizada às 17h38

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]