Governo decreta emergência em cidades após rompimento de barragens no RN
O decreto de situação crítica foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 23 de abril
Por Plox
23/04/2019 14h47 - Atualizado há mais de 5 anos
Quatro cidades estão em situação de emergência no Rio Grande do Norte, após barragens privadas se romperem no Estado. Os municípios em risco são: Angicos, Ipanguaçu, Santana do Matos e Fernando Pedroza.
O decreto de situação crítica foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 23 de abril. Com a determinação, se houver necessidade, o Estado pode fazer a contratação de obras e serviços para amenizar os impactos da água, sem precisar recorrer a processos licitatórios, regra normal na esfera pública.
Os municípios em risco são: Angicos, Ipanguaçu, Santana do Matos e Fernando Pedroza- Foto: Corpo de Bombeiros
Rompimentos
No final de semana, as cidades acabaram sendo afetadas pela água que desceu, resultante do rompimento de três barragens em Fernando Pedroza. Com a ruptura, dois carros foram levados e duas pessoas precisaram ser resgatadas com ferimentos leves.
Represas da região também estão na iminência de ruptura. A barragem de São Miguel 2 é um reservatório com grande volume de água, se comparado aos que romperam no final de semana. O governo do Rio Grande do Norte não soube informar sobre os impactos de um possível rompimento. “Ainda não é possível informar quantas pessoas seriam afetadas com a possível ruptura da parede desses açudes”, declarou a administração.
Atualizada às 15h50