educação

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Projeto literário é desenvolvido com as crianças da LBV em Ipatinga

    O projeto encerra este mês, quando é celebrado o Dia Internacional do Livro Infantil

    Por Plox

    23/04/2019 10h50 - Atualizado há quase 5 anos

    A Legião da Boa Vontade (LBV) realiza diversas atividades e oficinas lúdicas, recreativas, esportivas e educativas que promovem o conhecimento e a contribuição para a participação dos atendidos na sociedade. Diante disso, nos Centros Comunitários de Assistência Social da Instituição a leitura é constante. 

    Pensando nisso, a educadora social Gilmara Barros Assis deu início, em fevereiro, na Unidade da LBV em Ipatinga-MG, ao projeto O Livro é um Palco que se encerra no mês de abril, quando é celebrado o Dia Internacional do Livro Infantil.

    A iniciativa educativa, desenvolvida na Oficina do Saber, permitiu que as crianças e os adolescentes, que participam do programa Criança: Futuro no Presente!, despertassem o gosto pelo livro, resgatando o valor da leitura em sua formação tanto individual quanto social.

    Rodas de conversa, contação de histórias, pesquisas, trabalhos em grupo, teatro, confecções de cartazes, figurinos e cenários para apresentações foram algumas das atividades realizadas durante o projeto.

    Legião(Foto: divulgação)

    “‘O Livro é um Palco’ se justifica pelo fato de incentivar crianças e adolescentes – de uma maneira criativa por meio da leitura, contação de histórias e teatro – a gostarem do hábito da leitura, a conhecerem diferentes literaturas e se tornarem leitores cada vez melhores”, destacou a educadora social e idealizadora do projeto.

    Ao longo dos dois meses, a garotada teve que escolher um livro infantil e a partir dele montar uma peça teatral. O projeto foi finalizado com as diversas apresentações baseadas nas obras infantis Alice no País das Maravilhas, A vida da Cinderela, Aladim, A Abelhinha Corajosa e entre outras. Na oportunidade, os atendidos puderam conhecer as diferentes formas de se apreciar uma boa história, seja por meio dos livros ou então por meio do teatro.

    As crianças e adolescentes que participaram do projeto aprenderam muito e se divertiram na mesma proporção. “O projeto foi legal e muito divertido, gostei muito das peças [teatrais]”, comentou a pequena Júlia Santos, de 6 anos.
    “Esse projeto foi maravilhoso, gostaria que fosse o ano todo, eu adoro ler e apresentar porque eu não tenho vergonha”, disse a atendida Rhiany Stephany, de 8 anos.

    O engajamento na leitura está presente no dia-a-dia dos atendidos e o projeto fortaleceu ainda mais esse bom hábito. “A peça que eu mais gostei foi da Alice no País das Maravilhas. Eu gosto muito de ler e sempre pego livros na biblioteca para levar para casa”, afirmou Bethania Santos, de 10 anos.

    “A parte que eu mais gostei neste projeto foi a do teatro, porque nos ajudou muito em nossa comunicação, nos soltamos mais, interagimos, houve muita união e companheirismo para a montagem das peças, foi como uma brincadeira. Eu amo ler livros, sempre estou lendo algum livro e não é pequeno, gosto de livros grandes. Observei que alguns dos meus colegas que não tinham o hábito de ler passaram a gostar e a ler mais, isso é bom porque aprendemos até a escrever melhor”, comentou Laiana de Jesus, de 14 anos.

    lbv(Foto: divulgação)

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]