Governo afirma que não haverá Censo do IBGE neste ano

Não há previsão orçamentária para realização da pesquisa

Por Plox

23/04/2021 15h12 - Atualizado há mais de 3 anos

A pesquisa do Censo Demográfico 2021 não será realizada neste ano por falta de recursos financeiros. O anúncio foi feito pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, nesta sexta-feira (23).  

"Não há previsão orçamentária para o Censo. Portanto, ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo deste ano, em particular em decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária", declarou Waldery Rodrigues. 

Em março, o concurso para o Censo 2021 foi suspenso, por conta da redução no Orçamento para este ano, aprovada pelo Congresso. O que resultou no pedido de exoneração da presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra.

À época, os parlamentares reduziram o valor destinado ao Censo de R$ 2 bilhões para R$ 71 milhões.

O Censo foi realizado pela última vez em 2010, porque é realizado a cada dez anos, de acordo com a lei. Por conta da Covid-19, em 2020 a pesquisa foi adiada e os recursos foram destinados ao combate da pandemia. 

"As razões do adiamento foram colocadas no momento em que o Censo não teve o recurso alocado no processo orçamentário e, como falado aqui, novas decisões sobre alocação e realização do Censo têm a fase preparatória, serão comunicadas", disse o secretário. 

"Sem o Censo em 2021, as ações governamentais pós-pandemia serão fragilizadas pela ausência das informações que alicerçam as políticas públicas com impactos no território brasileiro, particularmente em seus municípios", enfatizou a presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, e o diretor de Pesquisas, Eduardo Rios-Neto, em artigo publicado na página do instituto.


 

Destaques