Mais de metade dos brasileiros com mais de 60 anos se vacinaram com a 1ª dose

Ministério da Saúde revela que 5 milhões, dos mais de 30 milhões da população com essa faixa etária já foram vacinados na duas etapas e estão imunizados

Por Plox

23/04/2021 13h32 - Atualizado há mais de 3 anos

58% de brasileiros com mais de 60 anos receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Apesar do avanço, para que o imunizante faça efeito é preciso, segundo as fabricantes de vacinas disponíveis no país, que sejam aplicadas duas doses. 19% de todos brasileiros com mais de 60 anos no país estão devidamente imunizados.

De acordo com Ministério da Saúde, pouco mais de 5 milhões de pessoas estão protegidas contra covid-19. O país possui mais de 30 milhões de habitantes com essa idade, número que corresponde a 13% da população do Brasil.

No dia 17 de abril fez três meses que foi realizada a primeira vacinação contra o coronavírus no Brasil. Durante esse tempo, habitantes do país cuja faixa etária está acima dos 60 anos foram ordenados de acordo com a idade e chamados para serem vacinados, obedecendo às regras determinadas pelo Plano Nacional de Imunização.

  Mais de metade dos brasileiros com mais de 60 anos se vacinaram com a 1ª dose
Foto: Agência Brasil

Os idosos são integrantes do grupo de risco por terem um sistema imunológico mais frágil, que se comporta de maneira menos ágil diante de doenças. Outra razão para terem sido escolhidos para se vacinarem primeiro é porque ocorrem mais comumente comorbidades em pessoas dessa idade, o que abre portas para que as consequências da contaminação do vírus avance mais rápido para uma situação que inspire mais cuidados.

De acordo com a médica infectologista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia Raquel Stucchi, colocar esse grupo que revela mais vulnerabilidades em primeiro lugar na fila serviria para reduzir a quantidade de mortes. Mas a diminuição dos óbitos, nas palavras dela, não demonstra uma observância à vida dos mais velhos.

 

Destaques