Membros de organização criminosa que monitoravam policiais são presos em Nanuque

Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, que resultaram na prisão de seis indivíduos e diversos materiais apreendidos

Por Plox

23/04/2021 14h45 - Atualizado há mais de 3 anos

A Polícia Civil de Minas Gerais, em ação conjunta com a Polícia Militar de Minas Gerais e a Polícia Militar da Bahia, com suporte de cães farejadores do grupo especializado CAEMA, deflagrou na manhã desta sexta-feira (23) a operação Panóptico, em combate ao crime organizado na cidade de Nanuque/MG.

Foto: Divulgação

 

As investigações tiveram início quando equipes policiais de ambas as corporações, perceberam que algumas organizações criminosas estavam monitorando as atividades dos policiais através de uma “Central de Monitoramento”, uma espécie de olho vivo do crime. Daí a origem do nome “Panóptico”, que se refere à teoria do filósofo francês Michel Foucault, onde este defendia que em determinados sistemas, agentes tinham o poder de monitorar e sancionar o comportamento do resto sem que eles possam discernir se estão ou não sendo monitorados.

Material apreendido. Foto: Divulgação

 

Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, que resultaram na prisão de seis indivíduos do sexo masculino e na apreensão de 269 “buchas” de maconha, 134 pedras de “crack”, R$ 18 mil reais em espécie, vários aparelhos celulares, diversas embalagens comumentemente utilizadas para embalar drogas, uma arma de fogo tipo revólver, munições calibre 38 e uma central de monitoramento completa.

A operação contou com a presença de 20 policiais civis e 30 policiais militares e teve suporte aéreo do drone da Polícia Civil de Nanuque/MG

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação
Destaques