Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

MP move ação contra prefeito de Ipatinga por propaganda pessoal em jogos no Ipatingão

Ministério Público de Minas Gerais solicita condenação por uso indevido de recursos públicos em publicidade

23/04/2024 às 22:45 por Redação Plox

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), representado pela 10ª Promotoria de Justiça de Ipatinga, iniciou uma Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa contra o prefeito e o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga. A acusação exige que ambos paguem danos morais coletivos, fixados em R$ 100.406,15 para o prefeito e R$ 59.669,95 para o secretário, além de uma multa civil que pode chegar a 24 vezes o valor de suas remunerações.

Foto: Marcelo Augusto / Plox

 

Utilização indevida do sistema de sonorização

Segundo a ACP, o prefeito teria usado repetidamente o sistema de sonorização do Estádio Municipal João Lamego Netto, o "Ipatingão", para promover obras de sua gestão, elevando sua imagem pessoal e citando expressamente seu nome. Essas ações teriam ocorrido antes, durante e depois dos jogos, conforme denúncias de torcedores.

O MPMG apontou que o estádio, que está sob administração da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, foi cedido em comodato à Prefeitura de Ipatinga. As publicidades emitidas nos jogos devem respeitar contratos estabelecidos entre o clube e o poder público, implicando que qualquer publicidade pessoal está sob a supervisão direta da administração.

Violação dos princípios constitucionais

A ação do MPMG ressalta que a conduta do prefeito e do secretário infringe os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa. A Constituição destaca que a publicidade dos atos governamentais deve ser educativa, informativa e de orientação social, evitando promoção pessoal.

Além disso, a ACP também pede que os acusados sejam proibidos de contratar com o poder público ou de receber benefícios fiscais ou creditícios, como medida adicional às sanções financeiras propostas. A intenção é coibir práticas que desvirtuem o uso de recursos e posições públicas para benefício pessoal.

Confira a nota:

“A Prefeitura de Ipatinga foi notificada da Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e a contestação será apresentada no prazo legal. A Administração Municipal reforça que está permanentemente comprometida com a transparência, a legalidade e a moralidade na gestão pública. Reiteramos nosso compromisso com a ética e a responsabilidade na administração municipal.” 

Compartilhar a notícia

para você
Márcio
SAúDE

Esporotricose: infectologista fala sobre doença que afeta gatos, cães e humanos

PodPlox é o programa de entrevistas oficial da Plox Brasil, no modelo podcast, transmitido ao vivo e que também pode ser acessado a qualquer momento por livre demanda

univaço
EDUCAçãO

Faculdade de Medicina de Ipatinga se transforma: de Univaço para Afya Ciências Médicas de Ipatinga

No palco nacional, a Afya se consagra como o ecossistema mais robusto de educação na saúde e healthtechs.

black.jpg
ECONOMIA

Black Week agita o comércio de Ipatinga com descontos de até 60%

Consumidores poderão ainda concorrer a prêmios no "Natal Premiado"

usipa.JPG
ESPORTES

Equipes da Usipa goleiam o União pela 5ª rodada da Copa da Matta

A Usipa marcou três pontos para se manter dentro da zona de classificação para as semifinais