HMCC realiza primeira captação de órgãos em Itabira

Hospital Carlos Chagas realiza sua primeira captação após confirmação de morte encefálica

Por Plox

23/04/2024 10h59 - Atualizado há 12 dias

A equipe do MG Transplantes realiza procedimento inédito em Itabira, marcando um avanço significativo para o hospital e esperança para pacientes à espera de transplantes.

Foto: divulgação/ FSFX


Na última quinta-feira, 18 de abril, o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), em Itabira, administrado pela Fundação São Francisco Xavier, vivenciou um marco importante. Pela primeira vez, recebeu a equipe do MG Transplantes para realizar a captação de órgãos. Esse procedimento seguiu após a confirmação de um caso de morte encefálica, sob rigorosas etapas legais e a supervisão do órgão estadual, que regula os processos de morte encefálica e doação em Minas Gerais.

Protocolo rigoroso: O HMCC seguiu todas as exigências legais para o procedimento, confirmado pelo MG Transplantes.
Captação de órgãos: Foram captados rins e córneas de um paciente cuja família autorizou a doação. Os órgãos foram destinados a pacientes na fila de espera do MG Transplantes.
Tecnologia e capacidade: O evento demonstra as capacidades clínicas e tecnológicas do HMCC para realizar diagnósticos de morte encefálica e procedimentos de alta complexidade.
Impacto emocional: "Foi um momento de muita emoção", disse Daniela Torres, enfermeira supervisora da UTI do HMCC. A equipe envolvida sentiu uma mistura de empolgação e esperança ao possibilitar a melhoria de vida de outros.
 

Destaques