Encceja 2025: inscrições abertas para jovens e adultos que desejam obter certificação
Provas serão aplicadas em agosto e inscrições gratuitas vão até o dia 2 de maio; exame é voltado a quem não concluiu os estudos na idade regular
Por Plox
23/04/2025 07h23 - Atualizado há 3 dias
As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 já estão abertas, conforme anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Destinado àqueles que não concluíram seus estudos na idade esperada, o exame oferece uma nova chance de certificação nos níveis fundamental e médio.

O prazo de inscrição vai até o dia 2 de maio, com aplicação das provas marcada para o dia 3 de agosto, em dois turnos: pela manhã, das 9h às 13h, e à tarde, das 15h30 às 20h30. Jovens a partir de 15 anos poderão buscar a certificação do ensino fundamental, enquanto aqueles com 18 anos completos na data da prova estarão aptos a tentar a certificação do ensino médio.
Durante a inscrição, os participantes devem fornecer CPF, data de nascimento, e-mail, telefone, além de selecionar o local de prova e o nível de ensino desejado. O processo é totalmente gratuito e deve ser feito exclusivamente online, por meio do site oficial do exame.
A estrutura da avaliação é composta por quatro provas objetivas e uma redação. No caso do ensino fundamental, os conteúdos cobrados abrangem áreas como Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes, Educação Física, História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Já para o ensino médio, a prova inclui disciplinas como Química, Física, Biologia, além das áreas de humanas e linguagens, com a redação.
Para garantir acessibilidade, candidatos que necessitarem de recursos específicos poderão solicitar atendimento especializado no momento da inscrição. Estão disponíveis opções como prova em braille, intérprete de Libras, provas ampliadas, auxílio para leitura e transcrição, leitura labial, tempo adicional, calculadora, salas adaptadas, entre outros.
Outro ponto importante é a necessidade de justificar ausência para candidatos que se inscreveram em 2024 e não compareceram. A justificativa deve ser feita no mesmo portal de inscrição. Caso contrário, será exigido o pagamento de uma taxa no valor de R$ 40, via GRU Cobrança, como forma de ressarcimento.
As inscrições são gratuitas e vão até 2 de maio; o exame será aplicado no dia 3 de agosto em todo o Brasil
.