Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Estudantes de Minas fazem simulado completo do Enem nesta semana

Mais de 420 mil alunos participam da aplicação promovida pela Secretaria de Educação em parceria com a Estudo Play

23/04/2025 às 17:12 por Redação Plox

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a editora Estudo Play, está promovendo nesta semana a aplicação do primeiro simulado da plataforma Enem MG para estudantes da rede pública estadual. A ação acontece em dois dias: na terça-feira (22/4), foram realizadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, enquanto nesta quinta-feira (24/4) será a vez das provas de Ciências da Natureza e Matemática.


Imagem Foto: SEE/Divulgação

Ao todo, cerca de 420 mil estudantes de 2.437 escolas estaduais estão participando da iniciativa, que visa preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além dos estudantes do 3º ano do ensino médio e do 3º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a edição de 2025 inclui também alunos do 2º ano e 2º período da EJA, ampliando significativamente o alcance do simulado. Para atender à demanda, mais de 1,3 milhão de cadernos de prova, cartões-respostas e folhas de redação foram impressos.


Imagem Foto: SEE/Divulgação

Segundo o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, “esta é uma iniciativa significativa para garantir que nossos estudantes estejam bem preparados para o exame”. A proposta do simulado é proporcionar aos estudantes uma experiência próxima da realidade do Enem, com aplicação em dois dias e questões formuladas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesma metodologia utilizada na avaliação oficial.


Maria Clara Salomão, aluna do 3º ano da Escola Estadual Romero de Carvalho, em Pedro Leopoldo, compartilhou sua motivação: “Eu quero cursar enfermagem. Para isso, estudo bastante e realizo vários exercícios, para saber em quais temas estou me saindo bem e em quais devo focar mais.”


Imagem Foto: SEE/Divulgação

Para a professora Vanessa Gonçalves, de Língua Portuguesa na mesma escola, a experiência do simulado é fundamental: “Os estudantes precisam entender que as questões do Enem são diferentes do que costumamos trabalhar nas salas de aula. Muitas vezes, a prova envolve interpretação de textos extensos, e não questões abertas.”


As provas corrigidas pela plataforma Enem MG gerarão relatórios personalizados e trilhas de aprendizagem para cada estudante, facilitando a identificação de áreas que necessitam de reforço e propondo conteúdos complementares.


Imagem Foto: SEE/Divulgação

A SEE/MG reforça ainda que os estudantes da rede estadual e professores podem acessar a plataforma diretamente para acompanhar seus resultados e evoluções.


Além do simulado, está aberto até a próxima sexta-feira (25/4) o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2025. Os pedidos devem ser feitos exclusivamente pela Página do Participante, com login único do GOV.BR. Têm direito à isenção os estudantes do último ano do ensino médio da rede pública, ex-alunos da rede pública ou bolsistas integrais da rede privada e aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritos no CadÚnico.


Imagem Foto: SEE/Divulgação

Com essa ação, o Governo de Minas reforça o compromisso com a educação e com a preparação dos alunos para alcançar bons resultados no Enem e garantir o acesso ao ensino superior.


Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: Pixabay/Reprodução
EDUCAçãO

Bullying escolar: desafio requer diálogo e conscientização, diz especialista

Estratégias de prevenção e combate são cruciais para ambiente seguro nas escolas

EDUCAçãO

Inscrições para segundo semestre do Fies se encerram nesta segunda-feira

Os candidatos devem acessar o site oficial do programa

EDUCAçãO

Enem 2024: quase 10 mil inscritos têm mais de 60 anos

Este é o maior número de idosos inscritos desde 2020, quando foram registrados 11.768 participantes dessa faixa etária.

EDUCAçãO

Escola de Ipatinga promove eleição fictícia com alunos como candidatos

Projeto pedagógico simula o processo eleitoral, incentivando campanhas éticas e conscientização política entre os estudantes.

para você
GERAL

Defesa Civil testa alerta sonoro em BH e causa susto em moradores

Sistema visa preparar a população para situações de emergência e entrará em operação em breve.

mineirão
ESPORTES

Prefeitura de BH muda exigências para acesso a eventos na cidade

A partir de hoje (9), será exigido apenas a apresentação do comprovante da segunda dose da vacina contra a Covid-19 ou do resultado negativo em teste da doença para a entrada em eventos

Sine
EMPREGO

Sine oferece mais de 400 oportunidades de emprego no Vale do Aço; saiba quais

Ipatinga é o município que detém mais vagas, com 460 oportunidades sendo ofertadas nas funções pedreiro, assistente administrativo, eletricista de instalações, pintor de obras, vendedor de comércio varejista, entre outras profissões

Bolsonaro afirma que entrada no Alvorada no 8/1 foi facilitada
POLíTICA

Bolsonaro afirma que entrada no Alvorada no 8/1 foi facilitada

Ex-presidente questiona ausência de militares armados e diz que houve conivência na invasão