Expectativa de vendas cresce entre comerciantes de Minas no Dia das Mães
Pesquisa da Fecomércio MG revela que quase metade dos empresários espera vendas melhores em 2025
Por Plox
23/04/2025 13h44 - Atualizado há 11 dias
A expectativa para as vendas do Dia das Mães em 2025 está em alta entre os comerciantes mineiros. De acordo com a pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa & Inteligência da Fecomércio MG, 46,4% dos empresários do comércio varejista em Minas Gerais acreditam que venderão mais neste ano em relação a 2024.
Essa taxa representa uma melhora significativa em comparação ao ano passado, quando apenas 31,3% dos lojistas esperavam aumento nas vendas. Apesar do otimismo, 19,6% acreditam que o desempenho será pior em 2025, número também maior que os 9,5% registrados em 2024.
A economista Gabriela Martins, da Fecomércio MG, destaca que 78,8% dos comerciantes esperam vendas iguais ou melhores do que no ano anterior. Ela aponta que entre os que aguardam melhora, os principais fatores são otimismo, esperança, o valor afetivo da data e o aquecimento do comércio. Já os mais pessimistas mencionam a crise econômica, a cautela do consumidor, as baixas vendas no primeiro trimestre e o alto custo dos produtos.

A pesquisa revela ainda que o impacto do Dia das Mães no comércio é abrangente: 79,3% das empresas do setor em Minas Gerais são afetadas pela data. A região de Jequitinhonha/Mucuri é onde a influência é maior, atingindo 95% das empresas, seguida da região Central, com 90,48%.
Mesmo com o cenário mais positivo, a contratação temporária sofreu leve queda. Neste ano, 6,9% dos lojistas pretendem reforçar as equipes, contra 8,1% no ano anterior. Outro destaque é o crescimento das vendas online: mais de 70% dos estabelecimentos devem atuar pela internet, sendo o WhatsApp a plataforma preferida (90,7%), seguido do Instagram (48,8%).
Quanto ao consumo, a maioria dos comerciantes estima que o valor médio dos presentes ficará entre R$ 70,00 e R$ 200,00. Entre os segmentos com maior expectativa de venda estão tecidos e vestuário (59,6%), calçados (19,1%) e, no setor farmacêutico, perfumes e cosméticos (69,4%). Supermercados apostam nas vendas de carnes (23,2%) e utensílios domésticos (14,3%).
Para atrair os clientes, 26,1% dos empresários afirmam que farão liquidações ou promoções, 23,3% investirão em propaganda e 17,3% em atendimento diferenciado.
A pesquisa reafirma o papel do Dia das Mães como uma das datas mais relevantes para o varejo, ficando atrás apenas do Natal, e mostra sinais de retomada do otimismo no comércio mineiro após um período de cautela observado em 2024.