Menino de 7 anos morre após ser picado por escorpião em Minas
Arthur Saymon, natural de Betim, foi levado de helicóptero a hospital em BH, mas não resistiu
Por Plox
23/04/2025 16h18 - Atualizado há 2 dias
Uma tragédia marcou o início da semana em Minas Gerais. Na tarde desta terça-feira (22/4), o pequeno Arthur Saymon, de apenas 7 anos, natural de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi picado por um escorpião e acabou não resistindo.
O menino estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mariana, município da Região Central do estado, quando foi transferido de forma emergencial por uma aeronave do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, na capital.
Durante o voo, porém, o quadro clínico de Arthur se agravou. De acordo com os bombeiros, ele apresentou queda na saturação de oxigênio e, poucos minutos antes do pouso, sofreu uma parada cardiorrespiratória. Um médico e um enfermeiro da equipe realizaram manobras de ressuscitação cardiopulmonar até a chegada no heliponto do hospital.

No João XXIII, os profissionais de saúde conseguiram reverter temporariamente o quadro, mas, infelizmente, na manhã desta quarta-feira (23/4), a mãe da criança, Jeniffer Gomes, confirmou o falecimento do filho por meio das redes sociais. Em uma publicação emocionante, ela escreveu: "Se foi o meu menino. Era um amor e me fez amar. Eu jamais vou me esquecer de você!"
A morte do garoto chama a atenção para o aumento dos casos de picadas de escorpião em Minas Gerais. Segundo dados da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), somente no primeiro trimestre de 2025, o Hospital João XXIII atendeu 510 casos. Em 2024, no mesmo período, foram 345 registros. Ao longo de 2023, foram contabilizados 1.683 casos, número que já havia superado os 1.654 registros de 2022.
O caso de Arthur reacende o alerta para os perigos causados por acidentes com animais peçonhentos, especialmente entre crianças. Especialistas reforçam que o atendimento precoce é essencial para evitar desfechos trágicos como este.