Onda de calor mantém ar seco no interior e temporais atingem Sul, Norte e Nordeste
Massa de ar frio chega ao Sul no domingo (26), com vento forte, mar agitado e possibilidade de geada no RS e no Planalto Sul Catarinense; calor acima da média segue até o fim de semana
23/04/2026 às 09:31por Redação Plox
23/04/2026 às 09:31
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O calor intenso e o ar seco predominam em boa parte do interior do país nesta quinta-feira (23). Já no Sul, no Norte e em áreas do Nordeste, a tendência é de chuva mais forte e temporais concentrados ao longo do dia.
Além disso, uma massa de ar frio deve chegar ao Sul do Brasil no próximo domingo (26) e provocar a primeira queda mais acentuada de temperatura de 2026 em cidades do Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e do sul do Paraná (PR).
O calor intenso e o ar seco dominam boa parte do interior do país nesta quinta-feira (23).
Foto: Freepik.
Massa de ar frio avança no domingo e derruba as temperaturas
A entrada do ar frio será puxada por um ciclone extratropical previsto para se formar no oceano, perto da Argentina. Como o sistema deve permanecer distante da costa brasileira, não há previsão de impactos mais graves no continente. O principal efeito esperado é o aumento do vento, com rajadas na chegada do frio, além de mar mais agitado no litoral.
As madrugadas mais frias devem ser as de segunda-feira (27) e terça-feira (28). Na terça, em especial, grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além do Sul do Paraná, pode registrar temperaturas abaixo de 10°C.
Também há previsão de geada em várias regiões gaúchas, com chances maiores na Campanha, Serra do Sudeste, Planalto Médio, Serra, Campos de Cima da Serra e no Planalto Sul Catarinense.
Em Porto Alegre (RS), as mínimas na terça podem cair entre 10°C e 12°C.
Onda de calor segue até domingo e mantém ar seco no interior
Antes da virada no tempo no Sul, o calor deve persistir por mais alguns dias. Uma onda de calor está em curso desde o último dia 20 e deve durar até o domingo (26).
O fenômeno atinge principalmente o centro, norte e leste do Mato Grosso do Sul (MS), o sul de Goiás (GO), parte do sul e do sudeste do Mato Grosso (MT), a metade oeste do Triângulo Mineiro, o oeste e o noroeste de São Paulo (SP) e o extremo noroeste do Paraná (PR).
Nessas áreas, a temperatura deve ficar ao menos 5°C acima da média esperada para abril durante todo o período.
Campo Grande (MS) é a única capital do país dentro da área de onda de calor. Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Brasília (DF) ficam em uma faixa de calor intenso, mas sem atingir o limiar técnico do fenômeno.
A baixa umidade é uma das principais preocupações do período. Em partes de Mato Grosso do Sul e Goiás, a umidade relativa do ar pode cair abaixo dos 30%.
Em São Paulo, essa queda deve ser mais acentuada especialmente na sexta-feira (24) e no fim de semana.
A causa do tempo seco e quente é um forte sistema de alta pressão atmosférica que atua sobre o Sudeste do Brasil. Esse bloqueio afasta as frentes frias e impede a formação de chuva em grande parte do centro-sul do país, pelo menos até o domingo.
Sudeste tem sol e máximas elevadas
Em São Paulo, a quinta-feira começa com sol entre poucas nuvens e sem chuva, com máxima de 29°C. Até o domingo, a Climatempo projeta máximas de até 33°C para a capital, o que pode representar uma das tardes de abril mais quentes dos últimos dez anos.
Em Belo Horizonte (MG), o sol predomina e a máxima deve ficar em torno de 27°C. No Rio de Janeiro (RJ), há possibilidade de nevoeiro na madrugada, mas o dia tende a ser de sol e calor, com máxima de até 31°C.
Centro-Oeste alterna tempo firme e pancadas isoladas
No Centro-Oeste, o dia começa com tempo firme na maior parte da região. À tarde, pancadas moderadas a fortes podem se formar no noroeste e em áreas do norte e oeste do Mato Grosso, com trovoadas e distribuição irregular.
Em Cuiabá, o sol aparece pela manhã, as nuvens aumentam à tarde e não se descarta chuva fraca e isolada no fim do dia, com máxima de até 33°C. Em Campo Grande, o tempo fica firme, com sol e máxima de até 31°C. Em Goiânia e Brasília, o dia também deve ser de sol e calor, com umidade baixa.
Sul tem contraste: tempo firme no PR e em SC e temporais no RS
No Sul, o Paraná e boa parte de Santa Catarina devem ter tempo mais firme, com sol entre nuvens. Curitiba pode registrar nevoeiro na madrugada, mas o sol predomina ao longo do dia, com máxima de até 26°C.
No Rio Grande do Sul, o cenário é diferente: ventos em baixos níveis transportam ar quente e úmido vindo do Norte, enquanto uma perturbação em médios níveis favorece a formação de nuvens carregadas. O resultado é chuva frequente e risco de temporais ao longo do dia, com maior concentração de chuva forte na metade norte, incluindo as regiões das Missões, noroeste, serra, oeste e centro do estado.
Em áreas do oeste gaúcho, os acumulados podem ser especialmente elevados. Em Porto Alegre, a quinta-feira começa com chuva e algumas aberturas de sol, mas ao longo do dia a chuva tende a ficar mais frequente, podendo ser moderada a forte. A máxima não deve passar dos 23°C.
Norte segue no período mais chuvoso do ano
A Região Norte atravessa um dos períodos mais chuvosos do ano, conhecido como inverno amazônico, quando se concentra entre 60% e 70% das chuvas anuais da região.
Nesta quinta, há pancadas moderadas a fortes desde cedo no Amazonas (AM), Pará (PA), Roraima (RR) e Acre (AC).
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), faixa de instabilidade que circula o planeta próxima à linha do Equador, segue atuando no Amapá e no norte do Pará, intensificando ainda mais as chuvas.
Belém (PA) já registrou mais de 466 mm de chuva entre os dias 1º e 22 de abril. O volume coloca o mês entre os mais chuvosos das últimas décadas, com a cidade chegando a decretar situação de emergência por causa dos alagamentos.
Segundo a Climatempo, o oceano Atlântico ao norte do Brasil está cerca de 2°C acima do normal neste período, em parte por efeito das mudanças climáticas. Esse aquecimento fornece mais umidade para a atmosfera e alimenta os temporais frequentes na região.
Nordeste mantém instabilidade e risco de temporais
No Nordeste, a combinação entre a ZCIT, ventos vindos do oceano e uma perturbação atmosférica em altitude mantém o tempo instável ao longo de toda a semana.
A faixa litorânea da Bahia, incluindo Salvador, o litoral de Sergipe e Alagoas e a costa entre o Rio Grande do Norte e o leste do Nordeste deve ter chuva moderada a forte, com risco de temporais, pelo menos até a sexta-feira (24).
Indicadores sobre o clima estão em alerta vermelho.