Autismo: Prefeitura de Ipatinga apoia corrida de conscientização 

Prefeito recebe familiares de crianças com transtorno. Evento será realizado no final de junho, no Parque Ipanema

Por Plox

23/05/2019 07h05 - Atualizado há quase 5 anos

“Quero convocar os atletas que forem participar deste evento para que desta vez eles corram representando uma criança que tenha autismo. Que não completem a prova por eles e sim pela causa, que é nobre e de extrema importância”. 

Esse pedido foi feito pelo prefeito Nardyello Rocha, após receber na tarde de terça-feira (21), na sala de reuniões de seu gabinete, duas famílias de crianças que enfrentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), acompanhadas do neuropediatra Marcone Oliveira e um representante da empresa promotora de eventos Pace 3. Eles estiveram com o Executivo para divulgação oficial da 1ª Corrida e Caminhada Pelo Autismo do Vale do Aço, que tem o apoio da Prefeitura de Ipatinga e será realizada no dia 30 de junho, às 8h30, no Parque Ipanema.

Carolina e Gabriel, crianças com autismo, presentearam o prefeito com camisa alusiva ao evento  (Foto: divulgação)Carolina e Gabriel, crianças com autismo, presentearam o prefeito com camisa alusiva ao evento  (Foto: divulgação)
 
O chefe do Executivo conversou com o neuropediatra Marcone Oliveira sobre a política da administração municipal de apoio a eventos esportivos e, em especial, àqueles que promovam a conscientização da população acerca de causas sociais. Por sua vez, o médico informou que parcela do valor arrecadado no evento será doada a instituições que atuam em trabalhos envolvendo crianças autistas na região.

Carolina e Gabriel, crianças com autismo, presentearam o prefeito com camisa alusiva ao evento  (Foto: divulgação)Carolina e Gabriel, crianças com autismo, presentearam o prefeito com camisa alusiva ao evento  (Foto: divulgação)

“Há muito tempo tenho me empenhado para trazer essa corrida para o Vale do Aço, uma vez que sou um dos apoiadores da causa e já vi bons resultados deste trabalho em cidades como Curitiba e São Paulo, aonde mais de 10 mil atletas vão às ruas para correr como forma de divulgação do Transtorno. Desde que tive o apoio do governo municipal na figura do prefeito Nardyello Rocha, conseguimos diversos parceiros para promoção e sucesso do evento. Além de transmitir à sociedade o conceito real do autismo, a corrida também dará um retorno financeiro para algumas intuições que trabalham com esta causa”, explicou Marcone. 

Idealista da corrida e mãe de uma criança com o Transtorno do Espectro Autista, Rosilene Pereira Gonçalves participou da reunião de lançamento do evento ao lado do seu esposo, Leomar Silva Marques. O filho Gabriel Pereira da Silva, de 12 anos, também estava presente. Ela conta que a ideia da corrida partiu da dificuldade que as famílias têm de quebrar preconceitos acerca do assunto. 

Carolina e Gabriel, crianças com autismo, presentearam o prefeito com camisa alusiva ao evento  (Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

“Não existe uma característica física que demonstre a deficiência. Sendo assim, muitas vezes as pessoas julgam e acham que a criança está pegando pirraça, quando na verdade ela está reagindo a uma situação com a qual ela não sabe lidar. Então sempre senti o desejo no meu coração de fazer algo para movimentar a sociedade para conhecer melhor o Transtorno e criar empatia quanto ao tema. Graças ao doutor Marcone, esse sonho meu saiu do papel, e em breve vamos promover essa corrida, que para nós familiares já é um sucesso”, acredita. 

Também participaram da reunião a mãe da autista Carolina Eler Vieira, de seis anos, Jordânia da Silva Eler Vieira, e o avô da menina, Ilson Eler, além do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira. 

Lei
Ainda durante a reunião de lançamento da corrida, o prefeito Nardyello lembrou que quando era presidente da Câmara Municipal foi autor do projeto de lei 48/2017, que obriga os estabelecimentos públicos e privados de Ipatinga a inserirem nas placas de atendimento o símbolo mundial do autismo, garantindo prioridade aos portadores do Transtorno. O projeto foi formulado em consonância com a legislação que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. 
 
“Deus me deu a honra de criar essa lei, que me deixou muito feliz por duas razões, em especial: pela importância da aplicação dela no dia a dia dos familiares e também dos autistas e, ainda, porque minha filha, na época uma vereadora mirim, é a autora da matéria. Essa corrida traz à tona a necessidade de retomarmos a aplicação, adaptação e futuramente a fiscalização desta lei para garantir a prioridade dos autistas em filas dos centros de compras”, ressaltou. 
 
A Corrida 
Organizada pela Pace 3 Eventos Esportivos, com apoio da Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a 1ª Corrida e Caminhada Pelo Autismo do Vale do Aço tem como objetivo, além de promover a atividade física, aprofundar, divulgar e destacar o conhecimento sobre o Autismo entre os corredores de rua e na sociedade.
 
Contando com percurso único de cinco quilômetros, a corrida acontecerá no dia 30 de junho, com largada às 8h30, no Parque Ipanema. 
 
As inscrições acontecem até o dia 27 de junho, através da internet. Com valor de R$ 75 (primeiro lote, até 17 de junho), o corredor inscrito garante um kit contendo camisa, um chip com número de peito e Squeeze. Todos os corredores que completarem o percurso receberão uma medalha.

“A nossa ideia é estimular toda a sociedade a participar da corrida pelo Autismo. Aquelas pessoas que não quiserem correr, mas têm o interesse de conhecer um pouco mais sobre o transtorno, não deixem de ir ao Parque Ipanema, pois além da corrida também teremos uma programação especial no dia”, informou um dos organizadores, Jovani Pires. 

O Transtorno
O autismo, distúrbio de desenvolvimento que afeta milhares de crianças no mundo, foi descrito pela primeira vez nos anos de 1940, pelo psiquiatra americano Leo Kanner (1894-1891) e pelo pediatra austríaco Hans Asperger (1906-1980). Estudos apontam que no Brasil são cerca de 1 milhão de autistas. 

Destaques