Autismo: Prefeitura de Ipatinga apoia corrida de conscientização 

23/05/2019 07:05

Prefeito recebe familiares de crianças com transtorno. Evento será realizado no final de junho, no Parque Ipanema

Publicidade

“Quero convocar os atletas que forem participar deste evento para que desta vez eles corram representando uma criança que tenha autismo. Que não completem a prova por eles e sim pela causa, que é nobre e de extrema importância”. 

Esse pedido foi feito pelo prefeito Nardyello Rocha, após receber na tarde de terça-feira (21), na sala de reuniões de seu gabinete, duas famílias de crianças que enfrentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), acompanhadas do neuropediatra Marcone Oliveira e um representante da empresa promotora de eventos Pace 3. Eles estiveram com o Executivo para divulgação oficial da 1ª Corrida e Caminhada Pelo Autismo do Vale do Aço, que tem o apoio da Prefeitura de Ipatinga e será realizada no dia 30 de junho, às 8h30, no Parque Ipanema.

Carolina e Gabriel, crianças com autismo, presentearam o prefeito com camisa alusiva ao evento  (Foto: divulgação)Carolina e Gabriel, crianças com autismo, presentearam o prefeito com camisa alusiva ao evento  (Foto: divulgação)
 
O chefe do Executivo conversou com o neuropediatra Marcone Oliveira sobre a política da administração municipal de apoio a eventos esportivos e, em especial, àqueles que promovam a conscientização da população acerca de causas sociais. Por sua vez, o médico informou que parcela do valor arrecadado no evento será doada a instituições que atuam em trabalhos envolvendo crianças autistas na região.

Carolina e Gabriel, crianças com autismo, presentearam o prefeito com camisa alusiva ao evento  (Foto: divulgação)Carolina e Gabriel, crianças com autismo, presentearam o prefeito com camisa alusiva ao evento  (Foto: divulgação)

“Há muito tempo tenho me empenhado para trazer essa corrida para o Vale do Aço, uma vez que sou um dos apoiadores da causa e já vi bons resultados deste trabalho em cidades como Curitiba e São Paulo, aonde mais de 10 mil atletas vão às ruas para correr como forma de divulgação do Transtorno. Desde que tive o apoio do governo municipal na figura do prefeito Nardyello Rocha, conseguimos diversos parceiros para promoção e sucesso do evento. Além de transmitir à sociedade o conceito real do autismo, a corrida também dará um retorno financeiro para algumas intuições que trabalham com esta causa”, explicou Marcone. 

Idealista da corrida e mãe de uma criança com o Transtorno do Espectro Autista, Rosilene Pereira Gonçalves participou da reunião de lançamento do evento ao lado do seu esposo, Leomar Silva Marques. O filho Gabriel Pereira da Silva, de 12 anos, também estava presente. Ela conta que a ideia da corrida partiu da dificuldade que as famílias têm de quebrar preconceitos acerca do assunto. 

Carolina e Gabriel, crianças com autismo, presentearam o prefeito com camisa alusiva ao evento  (Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

“Não existe uma característica física que demonstre a deficiência. Sendo assim, muitas vezes as pessoas julgam e acham que a criança está pegando pirraça, quando na verdade ela está reagindo a uma situação com a qual ela não sabe lidar. Então sempre senti o desejo no meu coração de fazer algo para movimentar a sociedade para conhecer melhor o Transtorno e criar empatia quanto ao tema. Graças ao doutor Marcone, esse sonho meu saiu do papel, e em breve vamos promover essa corrida, que para nós familiares já é um sucesso”, acredita. 

Também participaram da reunião a mãe da autista Carolina Eler Vieira, de seis anos, Jordânia da Silva Eler Vieira, e o avô da menina, Ilson Eler, além do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira. 

Lei
Ainda durante a reunião de lançamento da corrida, o prefeito Nardyello lembrou que quando era presidente da Câmara Municipal foi autor do projeto de lei 48/2017, que obriga os estabelecimentos públicos e privados de Ipatinga a inserirem nas placas de atendimento o símbolo mundial do autismo, garantindo prioridade aos portadores do Transtorno. O projeto foi formulado em consonância com a legislação que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. 
 
“Deus me deu a honra de criar essa lei, que me deixou muito feliz por duas razões, em especial: pela importância da aplicação dela no dia a dia dos familiares e também dos autistas e, ainda, porque minha filha, na época uma vereadora mirim, é a autora da matéria. Essa corrida traz à tona a necessidade de retomarmos a aplicação, adaptação e futuramente a fiscalização desta lei para garantir a prioridade dos autistas em filas dos centros de compras”, ressaltou. 
 
A Corrida 
Organizada pela Pace 3 Eventos Esportivos, com apoio da Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a 1ª Corrida e Caminhada Pelo Autismo do Vale do Aço tem como objetivo, além de promover a atividade física, aprofundar, divulgar e destacar o conhecimento sobre o Autismo entre os corredores de rua e na sociedade.
 
Contando com percurso único de cinco quilômetros, a corrida acontecerá no dia 30 de junho, com largada às 8h30, no Parque Ipanema. 
 
As inscrições acontecem até o dia 27 de junho, através da internet. Com valor de R$ 75 (primeiro lote, até 17 de junho), o corredor inscrito garante um kit contendo camisa, um chip com número de peito e Squeeze. Todos os corredores que completarem o percurso receberão uma medalha.

“A nossa ideia é estimular toda a sociedade a participar da corrida pelo Autismo. Aquelas pessoas que não quiserem correr, mas têm o interesse de conhecer um pouco mais sobre o transtorno, não deixem de ir ao Parque Ipanema, pois além da corrida também teremos uma programação especial no dia”, informou um dos organizadores, Jovani Pires. 

O Transtorno
O autismo, distúrbio de desenvolvimento que afeta milhares de crianças no mundo, foi descrito pela primeira vez nos anos de 1940, pelo psiquiatra americano Leo Kanner (1894-1891) e pelo pediatra austríaco Hans Asperger (1906-1980). Estudos apontam que no Brasil são cerca de 1 milhão de autistas. 



Publicidade