Empresária de Belo Horizonte 'se casa com ela mesma' em cerimônia sologâmica

Esse tipo de rito já é visto em outros países, mas no Brasil, acredita-se que o deste domingo seja o primeiro

Por Plox

23/05/2019 16h48 - Atualizado há quase 5 anos

Quando se fala em casamento, o que vem à cabeça da maioria das pessoas? Vestido de noiva, buquê, decoração, festa e claro, os noivos. E uma empresária de Belo Horizonte terá quase tudo isso em sua cerimônia no próximo domingo, 26 de maio. Quase, pois faltará ‘apenas’ o noivo. Apesar de parecer brincadeira, Jussara Dutra Couto, de 38 anos, se casará com ela mesma, para como diz, ‘celebrar o amor próprio’, no que hoje é conhecido como cerimônia sologâmica. 

Jussara

Jussara diz que a cerimônia refletirá seu momento atual- Foto: Bitar e Paiva Fotografia


Esse tipo de rito já é visto em outros países, mas no Brasil, acredita-se que o deste domingo seja o primeiro. O casamento será feito em uma praça de BH, numa cerimônia praticamente igual ao casamento de um casal, mas Jussara caminhará sozinha e será recebida pela filha de 21 anos. Uma amiga da empresária irá reger a cerimônia. Os votos serão lidos olhando para sua imagem refletida em um espelho. “É uma celebração do amor próprio. Quis assumir compromisso de me amar”, conta. 


Haverá festa com DJ e até bolo com uma borboleta no topo, que significa renascimento. Apesar de não faltarem pretendentes que já até propuseram matrimônio, Jussara se mostra convicta, porém, afirma que mesmo sologâmica ela pode namorar. “Muitas mulheres sonham em se casar,  vestir de noiva. O casamento sologâmico traz essa  possibilidade e a mulher não precisar de um parceiro para isso. É o amor que é mais verdadeiro: o amor próprio”, finaliza. A noiva trabalha com cerimonial há duas décadas. Para a empresária, o casório reflete seu momento atual, em que está bem com si própria e feliz. A cerimônia não tem valor legal. 

Atualizada às 19h35
 

Destaques