Gestores de Saúde tomam Central de Regulação de Ipatinga como modelo

23/05/2019 07:23

Em Ipatinga, o Departamento de Regulação possui em sua estrutura a Seção de Controle, Avaliação e Auditoria e o Serviço de Autorização Médica (SAM), situado no bairro Iguaçu

Publicidade

O bom trabalho desenvolvido pelos profissionais da Prefeitura de Ipatinga no Departamento de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde atraiu à repartição, nessa terça-feira (21), duas gestoras da área vindas de Caratinga: a secretária municipal de Saúde, Jacqueline Marli dos Santos, e a superintendente de Gestão, Cícera Dulce Gomes. 

“Por ser um município referência nesta microrregião e por se colocar disponível ao compartilhamento de casos de sucesso e de soluções de problemas, viemos a Ipatinga conhecer a estrutura do setor. Levaremos daqui o modelo de organização da equipe e a sistematização das informações, a fim de melhorar a prestação de serviços ofertada à nossa população”, explicou Jacqueline Marli dos Santos. 

As gesstoras de Caratinga conhecem a estrutura da Central de Regulação de Ipatinga (Foto: divulgação)As gestoras de Caratinga conhecem a estrutura da Central de Regulação de Ipatinga (Foto: divulgação)

Com aproximadamente 93 mil habitantes, Caratinga é considerada uma cidade referência em Saúde numa microrregião que reúne outros 12 municípios. 

O Departamento de Regulação da Prefeitura de Ipatinga é responsável por monitorar vagas disponíveis para consultas especializadas, exames, cirurgias eletivas e tratamento fora do domicílio, entre outros procedimentos. Além disso, é de responsabilidade dos profissionais do setor estabelecer as normas e critérios de controle e avaliação das ações assistenciais de baixa, média e alta complexidade. 

O diretor Rui Pereira recebe as gestoras de Saúde de Caratinga (Foto: divulgação)O diretor Rui Pereira recebe as gestoras de Saúde de Caratinga (Foto: divulgação)

Segundo o diretor do Departamento, Rui Pereira, “na prática, a regulação garante não só o cumprimento das leis em atenção aos cidadãos, como também controla a qualidade dos serviços prestados, impedindo fraudes e estabelecendo bom nível no padrão de atendimento”.

Em Ipatinga, o Departamento de Regulação possui em sua estrutura a Seção de Controle, Avaliação e Auditoria e o Serviço de Autorização Médica (SAM), situado no bairro Iguaçu. 



Publicidade