Ipatinga

economia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Esfriou muito? Veja dicas para economizar na hora do banho

    Com a aproximação do inverno e a chegada de uma frente fria, a regulagem mais potente e mais tempo de funcionamento do chuveiro elevam a conta de energia

    Por Plox

    23/05/2022 19h57 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Com a chegada de uma frente fria muito forte em todo estado, é natural correr até o chuveiro elétrico e mudar a temperatura para a maior potência possível. Mas se não tiver disciplina na hora do banho, o uso do equipamento pode elevar muito a conta de energia e se tornar um dos grandes vilões da economia doméstica. Dessa forma, com a temperatura ambiente baixa, é comum o aumento do gasto com eletricidade das residências, devido a banhos mais longos e à regulagem do chuveiro.

    Foto: Divulgação Cemig

     

    Segundo Thiago Douglas Ribeiro Batista , engenheiro de eficiência de energética da Cemig, isso tem uma explicação simples. “Uma hora de banho na temperatura ‘inverno’ por dia pode equivaler a dois televisores ligados durante 24 horas. O chuveiro é um equipamento com elevada potência e isso faz com que ele gaste mais energia do que outros eletrodomésticos”, detalha o especialista.

    Porém, algumas atitudes podem ajudar na redução do gasto com eletricidade, mesmo nessa época do ano. Em primeiro lugar, é aconselhável ficar de olho no tempo de uso do chuveiro para reduzi-lo ao máximo, sem prejuízo para a higiene e o conforto. Além disso, fechar a torneira quando for ensaboar o corpo e lavar os cabelos interrompe o funcionamento do equipamento e o consumo de eletricidade.

    Nas cidades de Minas Gerais com clima mais ameno, usar a chave de temperatura na posição “morna” ou “verão” também ajuda a economizar. “Na posição ‘verão’,  o consumo de energia cai 30%, o que, em uma residência, pode significar uma redução no consumo ao final do mês de até 10%”, explica o engenheiro da Cemig.

    Outra dica é aproveitar para tomar banhos nos horários mais quentes do dia e manter as portas e janelas do banheiro fechadas para melhorar o conforto térmico.


     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]