Belo Horizonte enfrenta aumento nas autuações por lotação excessiva nos ônibus

Belo Horizonte enfrenta aumento nas autuações por lotação excessiva nos ônibus

Por Plox

23/05/2023 16h08 - Atualizado há mais de 1 ano

Apesar do repasse de R$ 237 milhões às empresas responsáveis pelo transporte público na capital mineira, Belo Horizonte continua a sofrer com o problema de ônibus lotados. Segundo dados da Secretaria de Mobilidade Urbana (Sumob/BH), o período de julho de 2022 a março de 2023, coincidindo com o momento de subsídio às empresas, viu um aumento expressivo de 237% no número de autuações por superlotação nos ônibus.

 

Foto: Reprodução

Cenário atual de descontentamento

Muitos usuários do transporte público se sentem frustrados com a situação. A auxiliar de escritório Cinara de Souza, 45, é uma delas. Usuária da linha 5503 A - Goiânia A, Cinara relata que "a situação é precária, não melhorou nada desde que fizeram esse pagamento. Os ônibus estão sempre cheios e em condições precárias."

Semelhantemente, a estudante Franciele Souza, 31, que utiliza o transporte público para se deslocar da região de Venda Nova ao Barreiro, também relata dificuldades: "A impressão é de que as viagens não aumentaram. A gente fica muito tempo esperando pelos ônibus, que estão sempre cheios."

O acordo do subsídio e suas contrapartidas

O projeto de lei que permitiu o repasse de R$ 237,5 milhões às empresas de ônibus tinha como objetivo a ampliação da frota e a manutenção do preço das tarifas. Segundo o acordo, as empresas deveriam aumentar o número de viagens de maneira imediata e sustentável. A intenção da Prefeitura de Belo Horizonte era a realização de cerca de 22 mil viagens por dia, representando um acréscimo de aproximadamente 30% no volume atual.

O poder das empresas de transporte na capital

Francisco Maciel, presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo (AUTC) de Belo Horizonte, denuncia que as empresas de transporte não estão cumprindo com o acordado. "Quem tem o controle operacional do transporte público são os empresários. Não é a BHTrans, a Sumob ou a prefeitura. São as empresas que têm o controle remoto do sistema", afirma.

Maciel também critica a relação entre a Câmara Municipal, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e as empresas de ônibus, afirmando que há uma tendência a atender os interesses das empresas.

Estatísticas que retratam a situação

O levantamento das autuações durante o período de subsídio revela um quadro preocupante. Apesar de um aumento considerável no número de passageiros transportados de julho de 2022 a março de 2023, as autuações por superlotação não apresentaram queda, ao contrário, tiveram um incremento significativo.

No futuro, a situação dos ônibus em Belo Horizonte continuará a ser um tema de debate importante, enquanto a cidade se esforça para encontrar um equilíbrio entre fornecer um transporte público eficiente e seguro para seus cidadãos e as necessidades financeiras e operacionais das empresas de transporte.

O Futuro do Transporte Coletivo em Belo Horizonte

No contexto atual, com os aumentos significativos nas autuações por superlotação e a insatisfação manifestada por usuários do sistema de transporte público, a pergunta que se impõe é: quais são os próximos passos a serem dados para melhorar o transporte público em Belo Horizonte?

Embora o subsídio tenha representado um passo na direção de melhorias na qualidade e quantidade do transporte coletivo, os resultados desse investimento ainda não se refletiram na experiência diária dos passageiros. O uso eficiente desses recursos, a adoção de medidas de controle mais efetivas e a constante avaliação do serviço prestado pelas empresas de ônibus serão fundamentais para o progresso nesta área.

Ainda não está claro quais medidas a Prefeitura de Belo Horizonte, a Secretaria de Mobilidade Urbana e a BHTrans tomarão para lidar com a situação. No entanto, é certo que a colaboração entre as autoridades municipais, as empresas de transporte e os cidadãos será crucial para a resolução deste problema.

Conclusão

A saga da superlotação nos ônibus de Belo Horizonte é um desafio em curso. A resposta a esse dilema exigirá esforços concertados e ações deliberadas de todos os envolvidos. O subsídio do governo representou um importante passo nesta direção, mas é evidente que mais precisa ser feito para garantir um transporte público eficaz e acessível para todos os belo-horizontinos.

Enquanto isso, os cidadãos de Belo Horizonte aguardam ansiosos por melhorias que possam garantir viagens mais seguras e confortáveis, e uma qualidade de vida melhor para todos.

Destaques