O Impacto do Megarecall dos "Airbags Mortais" da Takata no Brasil

Os proprietários desses veículos agora enfrentam a possibilidade de receber indenizações que podem chegar a até R$ 7.000, de acordo com uma fintech chamada Regera.

Por Plox

23/05/2023 09h45 - Atualizado há mais de 1 ano

A crise global do recall dos airbags da Takata, conhecidos como "airbags mortais", tem gerado repercussões significativas em território brasileiro. Mais de um milhão de veículos no país foram equipados com os dispositivos de segurança defeituosos produzidos pela empresa japonesa. Os proprietários desses veículos agora enfrentam a possibilidade de receber indenizações que podem chegar a até R$ 7.000, de acordo com uma fintech chamada Regera.

 Foto: Ispia/Divulgação

Falhas nos Airbags e Consequências Devastadoras

Os airbags produzidos pela Takata são alvo de preocupação por conta de problemas relacionados a defeitos nos insufladores, tais como trincas e infiltração de umidade. Quando acionados, esses airbags explodem violentamente, projetando fragmentos de metal contra os ocupantes do veículo, o que pode causar ferimentos graves e até mesmo morte.

Esse escândalo global envolvendo os airbags defeituosos da Takata afetou algumas das maiores montadoras do mundo e culminou na falência da empresa japonesa em 2017.

Escopo do Recall de Airbags da Takata

De acordo com relatórios dos Estados Unidos, cerca de 67 milhões de airbags foram incluídos no megarecall em todo o mundo. Esse problema já resultou em 19 mortes e mais de 400 ferimentos.

No Brasil, estima-se que cerca de 2,4 milhões de veículos ainda circulem com airbags defeituosos da Takata. Ademais, pelo menos 3,9 milhões de veículos foram incluídos no recall no país, e infelizmente houve pelo menos duas mortes em decorrência desses incidentes.

Indenização para os Consumidores Brasileiros

A fintech Regera oferece aos donos de veículos afetados uma oportunidade de receber uma compensação financeira por meio da aquisição do direito creditório (indenizatório) ligado ao megarecall.

Os consumidores podem optar por receber R$ 250 em 30 dias ou 70% do valor estimado da compensação, atualmente fixado em R$ 7.000, caso haja um acordo administrativo ou se a ação for ganha na Justiça.

Estão elegíveis para a indenização todos os consumidores que possuíam ou ainda possuem veículos afetados até a data do anúncio do recall. Vale ressaltar que a compensação é focada no dano moral causado pelas montadoras, que, mesmo sabendo dos riscos apresentados pelos airbags da Takata, levaram anos para realizar o recall.

A Regera já tem experiência em aquisição de créditos referentes a causas no segmento automotivo. A empresa vem adquirindo os direitos creditórios de consumidores afetados pelo escândalo do Dieselgate, da Volkswagen.

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