Inmet divulga alerta de perigo para o sul do país

Instituto recomenda medidas de segurança devido aos riscos climáticos em diversas regiões do estado

Por Plox

23/05/2024 13h36 - Atualizado há 29 dias

Na madrugada desta quinta-feira (23), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para algumas áreas do Rio Grande do Sul, pedindo que a população adote medidas de segurança devido à previsão de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo.

As regiões de maior risco incluem a serra, o noroeste, o centro oriental e ocidental do Rio Grande do Sul, além do oeste e sul de Santa Catarina e a área metropolitana de Porto Alegre.

Previsão e riscos

O Inmet prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, e possibilidade de granizo. Esses fenômenos podem causar cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Recomendações do Inmet

O Instituto aconselha que, durante as rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Além disso, é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

"Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia", orienta o Inmet. Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Destaques