Ministro anuncia subsídio para moradias em pequenos municípios
Medida complementa programa Minha Casa, Minha Vida e visa dinamizar obras habitacionais em cidades pequenas
Por Plox
23/05/2024 13h15 - Atualizado há 8 meses
O ministro das Cidades, Jader Filho, revelou nesta quinta-feira (23), durante a 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a criação de convênios com prefeituras de cidades com menos de 50 mil habitantes para a contratação direta de unidades habitacionais. Esses projetos serão financiados pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).
Essa iniciativa complementa o programa Minha Casa, Minha Vida, visando especificamente municípios menores. A execução das obras será feita diretamente pelas prefeituras, em parceria com o governo federal. “Prefeitos e prefeitas, preparem seus projetos, verifiquem as suas documentações, mobilizem os seus secretários de Habitação, de Assistência Social, para que assim que abrirmos a seleção vocês apresentem as suas propostas”, incentivou o ministro.
Balanço do Minha Casa, Minha Vida
No último dia do evento municipalista, Jader Filho também fez um balanço do programa Minha Casa, Minha Vida desde sua retomada em 2023. Ele destacou que, em 1 ano e 5 meses, foram selecionadas mais de 302 mil moradias para financiamento com taxas reduzidas ou subsídios. Destas, 14 mil unidades são destinadas a famílias quilombolas e 6 mil a populações indígenas.
O impacto econômico dessas contratações foi significativo, gerando mais de 3 milhões de empregos diretos e indiretos nas cidades. O ministro projetou que, até setembro, o governo atingirá a marca de 1 milhão de unidades habitacionais contratadas, com a expectativa de ultrapassar 2 milhões de moradias financiadas e subsidiadas até 2026.
“A gente precisa estar juntos para fazer com que esses contratos sejam assinados e que a gente possa transformar em obras, porque além da casa, que ao final a gente vai entregar para as famílias, a gente vai gerar emprego e renda em cada um dos municípios selecionados”, enfatizou Jader Filho.
Outras iniciativas para as cidades
Além do Minha Casa, Minha Vida, o ministro destacou outras ações nas cidades, como investimentos em redes de águas pluviais, renovação de frotas públicas, urbanização de periferias, regularização fundiária, contenção de encostas e abastecimento de água em áreas rurais.