Frente fria não deve chegar a Minas, segundo Inmet
Simulações indicam possibilidade de neve no Sul do Brasil, mas Minas Gerais deve escapar das temperaturas extremas
Por Plox
23/05/2025 13h37 - Atualizado há 3 meses
Com simulações atmosféricas apontando a possibilidade de neve no Sul do Brasil na próxima semana, muitos se questionam se a onda de frio também afetará Minas Gerais e sua capital, Belo Horizonte. De acordo com o Instituto Climatempo, as temperaturas podem cair abaixo dos 10 °C em regiões do Sudeste e do Centro-Oeste do país.
A previsão indica que o frio se manifestará em dois momentos distintos: o primeiro pulso ocorrerá entre os dias 27 e 30 de maio, seguido por um segundo, ainda mais intenso, entre os dias 31 de maio e 1º de junho.
Nesta sexta-feira (23), a meteorologista Anete Ferreira, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou os detalhes do fenômeno em entrevista ao jornal O TEMPO. Segundo ela, uma massa de ar frio avançará pelo país a partir da próxima quinta-feira (29), afetando com intensidade o Sul, o oeste do Mato Grosso do Sul, oeste do Mato Grosso, além de Rondônia, Acre e o sul do Amazonas.

Apesar do avanço da frente fria, a especialista descartou impactos relevantes para Minas Gerais neste momento. “A princípio, não temos expectativa de geada no Sul de Minas, e nem de declínio das temperaturas em BH. A projeção dos modelos, por enquanto, não mostram grandes impactos por aqui”, afirmou Anete.
Contudo, ela ressaltou que essas projeções ainda são preliminares e podem sofrer alterações ao longo dos próximos dias, dependendo da evolução dos modelos meteorológicos.
Assim, moradores de Minas Gerais devem continuar atentos às atualizações, mas, até o momento, não há previsão de frio intenso ou mudanças climáticas expressivas no estado.