Motoristas que utilizam a BR-040 entre Minas Gerais e Goiás devem preparar-se para alterações significativas no trânsito ao longo dos próximos meses. A Via Cristais, concessionária que administra o trecho entre Belo Horizonte e Cristalina (GO), deu início a um amplo processo de recapeamento que deve afetar mais de 320 quilômetros da rodovia.
Segundo a empresa, seis equipes atuarão simultaneamente, inclusive durante a noite, especialmente no trecho entre Ribeirão das Neves e a capital mineira. Nesses pontos, será adotado o sistema Pare/Siga para controlar o tráfego, o que pode causar lentidão e exigir atenção dos condutores.
De acordo com o gerente de operações da concessionária, Fabiano Xavier, os trabalhos ocorrerão entre Félixlândia e Belo Horizonte e foram programados para aproveitar também o período noturno, com o objetivo de minimizar o impacto no fluxo intenso de veículos. No entanto, em determinadas áreas, a aplicação do novo asfalto será feita exclusivamente durante o dia, por exigência técnica que assegura a durabilidade do pavimento.
As obras integram o programa especial de 100 dias da Via Cristais e, caso as condições climáticas sejam favoráveis, devem ser concluídas até meados de outubro. Além do recapeamento, melhorias estão sendo realizadas no trevo de Pompéu, visando aumentar a segurança e o conforto dos usuários da rodovia.