Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Quase 215 mil autistas vivem no Rio, o 3º com mais diagnósticos no país

Estado é destaque nacional com alta incidência de autismo e menor índice de analfabetismo entre pessoas com deficiência

23/05/2025 às 18:24 por Redação Plox

O Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trouxe pela primeira vez informações detalhadas sobre pessoas com diagnóstico de autismo no país.


Imagem Foto: Divulgação/ Equatorial

Entre os dados inéditos, destaca-se o estado do Rio de Janeiro, que ocupa a terceira posição no ranking nacional de pessoas com diagnóstico de autismo, somando quase 215 mil indivíduos. Este número representa 1,3% da população residente no estado.


Ao todo, o Brasil possui 2,4 milhões de pessoas autistas, segundo o levantamento. O Sudeste concentra a maior parte dos 14,4 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência a partir dos dois anos de idade, e o Rio de Janeiro se destaca fora da região Nordeste como o estado com a maior proporção relativa dessa população: 7,4% dos seus moradores têm algum tipo de deficiência.


Outro dado relevante revelado pelo Censo é o índice de analfabetismo entre pessoas com deficiência. Nacionalmente, 21,3% das pessoas com deficiência com 15 anos ou mais não sabem ler nem escrever, frente a 5,2% da população sem deficiência na mesma faixa etária. No entanto, o Rio de Janeiro apresenta um cenário mais positivo nesse aspecto: é o estado com o terceiro menor índice do país, registrando 12,1% de analfabetismo entre pessoas com deficiência nessa faixa etária.


Em relação ao Ensino Superior, o Censo apontou que apenas 7,4% dos brasileiros com deficiência conseguem concluir a universidade. No Sudeste, essa taxa é ligeiramente melhor, chegando a 8,9%, embora ainda esteja bem distante dos 19,5% registrados entre as pessoas sem deficiência.


Os dados revelam tanto os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência quanto alguns avanços regionais importantes, como os verificados no estado do Rio de Janeiro, especialmente no que diz respeito à alfabetização.


Compartilhar a notícia

Veja também
Olhos catarata
SAúDE

Fabriciano realiza mais 200 cirurgias de catarata neste final de semana

As cirurgias serão feitas no Hospital Dr. José Maria Morais beneficiando 200 pessoas; Mais dois mutirões estão programados totalizando quase 700 cirurgias

SAúDE

Timóteo divulga levantamento sobre Aedes Aegypti nesta sexta-feira

Agentes identificam focos do mosquito e alertam para riscos de arboviroses no município

UBS do Canaã funcionará durante feriado para atender casos leves e aplicar vacinas
SAúDE

UBS do Canaã funcionará durante feriado para atender casos leves e aplicar vacinas

Unidade estará aberta de 19 a 22 de junho com atendimento médico, vacinação e farmácia, para aliviar demanda nas emergências

Consurge
SAúDE

Samu Leste e Vale do Aço contam com mais duas unidades móveis

Para o custeio do serviço, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassa mensalmente ao Consurge R$ 2.091.457,51

para você